A nova toupeira e os caminhos da esquerda latino-americana

Em seu novo livro, publicado pela Boitempo Editorial, Emir Sader procura entender em que medida o neoliberalismo permanece hegemônico, analisando a natureza dos atuais governos latino-americanos e propondo um debate fundamental para a compreensão das questões políticas de nosso tempo. "A nova toupeira" será lançado dia 9 de fevereiro, em São Paulo, e no dia 12 de março, no Rio de Janeiro.

Carta Maior

A América Latina irrompe o século XXI diante de um novo dilema. Se a independência e os projetos nacionalistas estiveram na ordem do dia em outros momentos históricos, hoje o desafio é superar as políticas falidas do neoliberalismo. Esse é o ponto de partida de Emir Sader, em A nova toupeira, os caminhos da esquerda latino-americana.

A toupeira, animal com problemas de visão, circula embaixo da terra sem fazer alarde e surge onde menos se espera. Sua figura ilustra passagens de obras de Shakespeare, Hegel e Marx. Para Sader, "tal imagem remete às incessantes contradições intrínsecas do capitalismo, que não deixam de operar, mesmo quando a "paz social" – a das baionetas, a dos cemitérios ou a da alienação – parece prevalecer".

Como aponta o autor, na virada para do terceiro milênio a América Latina surpreendeu o mundo ao contestar o modelo que até então reinava absoluto. Assim, foram eleitos os presidentes Hugo Chávez na Venezuela (1998), Lula no Brasil e Néstor Kirchner na Argentina (2003), Tabaré Vázquez no Uruguai (2004), Evo Morales na Bolívia (2006), Daniel Ortega na Nicarágua e Rafael Correa no Equador (2007) e Fernando Lugo no Paraguai (2008). Paralelamente, "a proposta norte-americana de um tratado de livre-comércio para as Américas, aprovada quase unanimemente em 2000, foi rejeitada e enterrada em 2005".

Diante deste quadro, "A nova toupeira" procura entender em que medida o neoliberalismo permanece hegemônico, analisando a natureza dos atuais governos latino-americanos e propondo um debate fundamental para a compreensão das questões políticas de nosso tempo.

O volume conta com um caderno de imagens de líderes e revolucionários latino-americanos, orelha de Michael Löwy e quartacapa de Eduardo Galeano.

Trecho de A nova toupeira
"O continente americano é o de maior grau de desigualdade no mundo – e, portanto, de injustiça –, situação que só se acentuou com a década neoliberal, mas os duros golpes sofridos pelo campo popular, tanto com as ditaduras quanto com as políticas neoliberais, não faziam pressagiar uma mudança tão rápida e profunda. Buscaremos compreender as condições que permitiram uma virada tão radical e transformaram o paraíso neoliberal em oásis antineoliberal num mundo ainda dominado pelo modelo neoliberal, assim como o potencial e os limites dessa virada, num marco continental e mundial."

Sobre o autor
Emir Sader nasceu em São Paulo, em 1943. Formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é sociólogo, jornalista e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É secretário executivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e coordenador-geral do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coordena a coleção Paulicéia, publicada pela Boitempo, e organizou ao lado de Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile a Latinoamericana – enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe (São Paulo, Boitempo, 2006), vencedora do 49º Prêmio Jabuti, na categoria Livro de não-ficção do ano. Publicou pela Boitempo os livros: A vingança da história, O poder, cadê o poder? – ensaios para uma nova esquerda e Contraversões – civilização ou barbárie na virada do século (em co-autoria com Frei Betto).

Ficha técnica
Título: A nova toupeira – os caminhos da esquerda latino-americana
Autor: Emir Sader
Orelha: Michael Löwy
Quartacapa: Eduardo Galeano
ISBN: 978-85-7559-131-4
192 páginas
R$ 39,00

Calendário de lançamentos

São Paulo

Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
18h Debate "A toupeira latino-americana"
19h Noite de autógrafos
Livraria da Vila – piso térreo
Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena
Tel. 11 3814-5811

Rio de Janeiro

Quinta-feira, 12 de março de 2009
19h Noite de autógrafos
Livraria da Travessa – 1º piso
Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema
Tel. 21 3205-9002

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 8 =