SEMINÁRIO RECID – Fórum Social Mundial

Confira trechos da fala de Frei Betto durante o Fórum Social Mundial.

Trechos da fala de Frei Betto

Futuro do Brasil e Bolívia é futuro comum. Solidariedade e parceria tende a crescer. Frei Betto viu “centenas de urubus” nos fundos da tenda: “estão a caminho de Davos, buscando carniça do neoliberalismo…” Hoje há pessoas com vergonha de ir a Davos: até ano passado, eles eram vitoriosos e nós éramos derrotados. Hoje isso mudou. Mercado auto-regulado desabou!

Fórum Social é momento importante! Tema deveria ser: “contra o mundo impossível”, que é o mundo da desigualdade. EUA absorvem 30% dos recursos da Terra! É desumano! Dos 6,5 bilhões de habitantes, 4 bilhões são pobres!

Nós somos filhos da loteria biológica. Não estamos na favela por pura loteria biológica. Isso não é privilégio, é dívida social com os que não ganham a loteria.

Temos clareza de que mundo queremos? Educação Popular para fortalecer movimentos sociais. Ter clareza de que mundo queremos construir. Sonho ainda é vago. Temos algumas ferramentas, como os movimentos sociais…Temos algumas conquistas, como os governos populares… América Latina é a única luz. Esperança renasce, se concretiza.

Cometemos falha: elegemos governo e o vemos como a vaca com tetas gordas, esperando cair nosso “leite de direito”. Movimentos sociais estão fragilizados. Temos que recupera-los!

Quanto aos cinco presidentes que vão estar aqui: há 20 anos atrás, eles nunca acreditariam que poderiam ser presidentes! Não são presidentes por qualidades pessoais, mas por lutas sociais! Foi preciso sangue de Irmã Doroty, Chico Mendes etc.

Temos que voltar ao trabalho de base. Hoje, o que vemos aqui? Pessoas de 30 anos “pra cima” e não 30 anos “pra baixo” Isso é preocupante. Não conheço líder que tenha iniciado militância com mais de 30 anos. Todos iniciaram antes. Não estamos renovando nossos quadros! Vamos voltar à militância, precisamos ser capazes de reproduzir militantes. Não estamos fortalecendo as redes dos movimentos sociais. Cada um cuida de sua luta, de seu interesse… corporativismo! Não ao militonto!

Governo é igual feijão, só funciona na panela de pressão. Precisamos de um novo modelo de sociedade: democracia política que se coadune com democracia econômica. Segundo a FAO, 500 bilhões de dólares acabariam com a fome de 950 milhões de famintos crônicos, mas com este dinheiro, se socorre bancos e empresas. Que haja pressão para que dinheiro seja entregue ao social (transporte coletivo, saúde etc.).
Projeto que foi arquivado: expropriação automática, “fechamento” de latifúndio que utiliza trabalho escravo.

Vacina de governo democrático popular é movimento social. Que governo nunca perca o compromisso, a causa dos pobres. Precisamos ampliar, a cada dia, a educação popular. Precisamos ter clareza dos objetivos, táticas, estratégias…

Precisamos de democracia econômica. Defenderei o voto facultativo somente quando os impostos também forem facultativos.

Fórum Social Mundial é como posto de gasolina, onde abastecemos nossas energias. Não perguntar “o que o fórum pode fazer”, mas sim: “o que podemos fazer?” NÓS PODEMOS FAZER, E MELHOR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =