A Rede de Educação Cidadã e as comunidades indígenas urbanas organizam seminário no MS

A Rede de Educação Cidadã e as comunidades indígenas urbanas do Mato Grosso do Sul organizam Seminário dos Povos Indígenas. Este evento aconteceu nos dias 19 e 20 de junho, no Centro Cultural da Comunidade Indgena gua Bonita, em Campo Grande.

A Rede de Educação Cidadã, uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumem solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira, principalmente das famílias em condições de vulnerabilidade social, promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um projeto popular democrático e soberano de nação. 

Com o propósito de vivenciar novas práticas e posturas, garantindo o compromisso com as diversidades culturais, religiosas, étnicas, de gerações, gênero e de segmentos sociais, aprofundando o debate sobre a autodeterminação dos povos indígenas, a violência contra a mulher, a arte, cultura e educação; e ainda, o debate de como podemos envolver os movimentos sociais com os valores e lutas dos povos indígenas?

O momento é oportuno e necessário de se avançar na construção de alianças entre os povos indígenas e movimentos sociais por duas razões: A questão da terra, uma luta dura e desigual de ser conquistada, tanto para os povos indígenas quanto para os outros atores que lutam pela terra, como quilombolas, sem terra. A segunda razão é a de que os povos indígenas têm importantes contribuições para a construção de novos projetos populares e democráticos para o país, explica Egon Heck, educador popular do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e colaborador da Rede de Educação Cidadã.

A programação constou de uma análise da conjuntura dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul e no Brasil, e ainda, oficinas específicas sobre autodeterminação dos povos, arte, cultura e educação, violência contra a mulher e movimentos sociais, além de uma mesa redonda com o tema Midia e a Questão Indígena.

Paulo Matoso – Educador Recid/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =