Caminho de rios: no banzeiro das águas e no remanso da vida pescando saberes!

A Rede de Educação Cidadã do Amazonas – RECID/AM, em parceria com os Movimentos Sociais, Grupos Populares e Pastorais Sociais realizou seu 7º Microrregional, nos dias 25 e 26 de julho e contou com a participação de cerca de 40 pessoas. Equipe estadual Recid AM.

O evento teve o objetivo de contribuir para uma vivência entre a pratica e a teoria. Além disso, busca-se qualificar a atuação dos educadores/as para intervenção social e política numa perspectiva libertadora e transformadora.

O encontro aconteceu a bordo de um barco, passando pelo Encontro das Águas onde paramos para celebrar a vida e agradecer por aquele momento, a luz da leitura do Salmo 23, seguindo assim nosso encontro navegando pelo Rio Solimões, com parada para dormir na comunidade São Francisco no Distrito do Curarizinho, município do Careiro da Várzea. (um dos municípios atingidos pela cheia).

O Microrregional da RECID/AM teve dois significativos eixos que estão presentes nas bandeiras de luta dos Movimentos Sociais e Populares dos povos tradicionais da Amazonas. O primeiro tratou da Regulação e Regularização Fundiária na Amazônia: seus impactos e desafios. O segundo abordou a Comunicação Popular: ferramenta alternativa de difusão de saberes. Esses eixos visam qualificar e fortalecer as lutas da RECID/AM e seus parceiros.

A beleza do encontro, entre tantas, foi a participação dos representantes dos municípios: Novo Airão, Careiro da Várzea, Barreirinha, Parintins, Manaus e do Rio Cuieiras zona rural de Manaus, onde se teve a cima de tudo o respeito e cuidado um com o outro.

Durante o desenvolvimento do encontro percebemos que a convivência com os participantes e demais movimentos foi de fundamental importância para o fortalecimento dos laços de amizades e da própria luta que temos em comum.

Lançamos a rede dos nossos desafios, nos anseios de sua superação através de uma metodologia participativa, democrática e dinâmica.

Equipe Estadual Recid AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =