Pirenópolis terá feira da Economia Solidária no dia 6 de novembro

Empreendimentos solidários de todos estes municípios participarão da Feira de Economia Solidária em Pirenópolis entre os dias 6 e 8 de novembro. Feira faz parte da Caravana Solidária que circulará em todas as regiões de Goiás. De 6 a 8 de novembro cerca de 100 empreendedores da micro-região do Entorno de Brasília participam da Feira de Economia Solidária em Pirenópolis. Esta é a primeira feira de 2009 e é uma oportunidade para artesãos, agricultores familiares e artistas comercializarem seus produtos de forma mais justa, sem atravessadores. E é também uma oportunidade para o consumidor comprar produtos diferentes com preços mais acessíveis. A Feira de Economia Solidária em Pirenópolis acontecerá na Praça da Igreja da Matriz.

Além da comercialização os empreendedores da Economia Solidária terão a oportunidade de participar de oficinas e do Seminário Ecobbanco – Moeda Social com o secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/TEM), Maurício Sarda.

O seminário tem como objetivo explicar o funcionamento do Banco Pirapirê, um banco comunitário e que possibilita a troca do Real pela moeda social e também o que é esta moeda social, que no caso de Goiás chama-se Pequi. A utilização da moeda social Pequi para a compra de produtos durante a Feira de Economia Solidária será a grande novidade deste ano. O consumidor deverá trocar o Real pelo Pequi no Ecobanco e efetuar suas compras utilizando a moeda social. Ao final, o que sobrar, ele troca pelo Real.

A utilização da moeda social começou a ser implantada nas feiras da economia solidária em 2007 com resultado positivo. O Pequi, como as demais moedas sociais utilizadas em outros estados é impressa pela Casa da Moeda. Cada estado ou região do país escolhe sua moeda com nomes representativos.
Durante os três dias da Feira de Economia Solidária em Pirenópolis além da venda de produtos com preços mais baratos, serão realizadas oficinas, seminários e apresentações culturais com artistas regionais.

Economia Solidária: A Economia Solidária é uma nova forma de produzir e comercializar diversos tipos de produtos e serviços baseados em práticas de colaboração solidária entre as pessoas, no trabalho coletivo, no respeito à natureza, e com o objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho e renda nas próprias comunidades.

Empreendimentos em Goiás: Em Goiás existem 737 empreendimentos solidários, segundo o mapeamento realizado em 2007. Mas outro está em processo de finalização e a expectativa do Fórum Goiano de Economia Solidária é que este número passe de mil empreendimentos. A feira é uma organização do Fórum Goiano de Economia Solidária em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária; Banco do Brasil, Superintendência Regional do Trabalho em Goiás. Correios, Conab, Instituto Marista da Solidariedade (IMS), Governo Federal e prefeituras.

A microregião do Entorno de Brasília compreende nos municípios de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 5 =