Ministro Juca Ferreira reafirma a discussão da cultura como construção da identidade de um povo

Ministro Juca FerreiraBrasília – Ao abrir no dia 24 a Pré-Conferência Setorial do Audiovisual, o ministro da Cultura, Juca Ferreria, disse que é necessário pensar no aspecto cultural como elemento de preservação e “construção” do cidadão brasileiro do ponto de vista cultural.

“A cultura é a argamassa para construir uma nação com identidade, que tenha liberdade de expressão e criação,” disse.

A pré-conferência, que começou no dia 24, tem como objetivo sugerir propostas e projetos a médio e longo prazos que deverão ser apresentados na 2ª Conferência Nacional de Cultura, de 11 a 14 de março, que também será realizada em Brasília.

As discussões estão divididas em cinco eixos: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa e gestão e institucionalidade da cultura.

Para o ministro, o foco da discussão é ampliar o acesso da população à cultura. “Precisamos ampliar o acesso cultural à população brasileira, que hoje está presa somente à TV, único meio cultural que abrange com totalidade os brasileiros.”

O diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, avaliou a discussão como um passo importante para os novos rumos do setor cultural brasileiro.

“Vivemos um momento importante para realizarmos uma reflexão da política cultural brasileira. A primeira dimensão é reproduzir as reflexões audiovisuais no âmbito da cultura. Levantar as questões a partir do que já foi produzido e apontar novos caminhos que dêem resultados favoráveis”.

A conferência terminou no dia 25 com a eleição dos três delegados que participarão da conferência nacional em março.

Do Portal do MinC.


Confira as datas das Pré-Conferências Setoriais de Cultura

O Ministério da Cultura, dentro das etapas da II Conferência Nacional de Cultura, está organizando as Pré-Conferências Setoriais de Cultura que têm caráter mobilizador, reflexivo, propositivo e eletivo e são instâncias de articulação local e regional de agentes culturais de cada uma das áreas artísticas e de patrimônio com assento no Conselho Nacional de Políticas Culturais.

Abertas inscrições para observadores da II Conferência Nacional de Cultura

Os interessados em participar como observadores da II Conferência Nacional de Cultura, entre os dias 11 e 14 de Março, em Brasília, podem fazer suas inscrições.

 

Para mais informações sobre a II Conferência Nacional de Cultura, acesse o blog da CNC no portal do Ministério da Cultura.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =