Depois da 1ª Ciranda de Educação Popular realizada no Rio Grande do Sul e do Encontro Nacional de Gestão realizado em São Paulo nos meses de janeiro e fevereiro, a Rede de Educação Cidadã vive, em todo o país, um intenso processo de planejamento nos estados projetando, a partir dos desafios, as ações para o ano de 2010.
Veja como está sendo o processo em cada Estado.
Segundo Cláudio Nascimento, membro da Equipe de Coordenação Pedagógica, o projeto político pedagógico e o Programa Nacional de Formação, a experiência da 1ª Ciranda, o desafio da sistematização e da gestão compartilhada foram elementos fortes que estão alimentando os planejamentos estaduais.
No Espírito Santo o maior desafio levantado a partir de uma análise da realidade no planejamento realizado de 05 a 07 de março é o de como trabalhar com a juventude. “Temos uma grande tarefa pela frente que é a de pensar formas e metodologias para mobilizar a juventude do campo e da cidade”, disse Sandra Valentim, educadora popular no estado. Além deste tema, os educadores no ES, vão realizar um processo de formação em educação popular em três etapas, articulação das lutas do campo e da cidade, fortalecimento da Assembléia Popular. Um ponto também apontado pelo planejamento é a realização de análises de conjuntura do estado.
Educadores(as) populares e grupos ligados à Rede no Distrito Federal e Entorno se encontraram, no primeiro fim de semana de março, na Universidade Católica de Brasília e vivenciaram, no planejamento, dois dias de muita partilha, repasse de informações dos encontros e debates sobre o gestão compartilhada dos projetos. Ao longo do encontro, foi construída uma proposta de calendário de atividades que serão desenvolvidas principalmente nos dois próximos meses, mas também uma indicação do que será o ano de 2010.
Entre as atividades propostas, estão a realização de encontros com a finalidade de se fazer um aprofundamento teórico com análise de conjuntura regional de temas que envolvem as comunidades no DF e Entorno, um curso a ser realizado em três momentos chamado de Escola de Educação Popular, em parceria com organizações que trabalham com metodologias e propostas semelhantes à da Recid, rodas de conversa, além de várias oficinas descentralizadas e um encontro entre a Rede do Distrito Federal e de Goiás.
Desafios – Ampliar o trabalho para 6 bairros da periferia de Boa Vista-RR e chegar a mais 6 municípios do estado foram as metas assumidas pelos educadores(as) populares no Planejamento da Recid em Roraima, realizado de 26 a 28 de fevereiro. A rede, no estado, ainda não atingiu todas as áreas indígenas e isto permanece como um grande desafio, informa a educadora Ioná Brasil. Trabalhar com os ribeirinhos, mulheres, jovens e outros grupos para fazer uma análise crítica do processo eleitoral também será uma bandeira da Rede neste estado do Norte do país.
Em janeiro, um grupo de educadores da Recid de Pernambuco, Alagoas e Sergipe e de educadores e representantes de outras redes do Nordeste (Equipe, Assembléia Popular, Asa, etc) se reuniram em Pernambuco para dialogar sobre o Programa Nacional de Formação (PNF) da Recid e os outros processos de formação importantes que estão em curso na Região Nordeste e nos estados. O grupo tirou linhas mais gerais para um processo político e de formação na região e nos estados, a partir do acúmulo da Recid e das próprias redes.
No Rio Grande do Sul, o grupo de educadores assumiu, no planejamento da Recid, o compromisso de dar continuidade ao processo iniciado em Canoas-RS, com a 1ª Ciranda de Educação Popular, quando educadores(as) populares de todo o país visitaram seis experiências comunitárias e levantaram as falas significativas, temas geradores e contra-temas . Dois encontros de planejamento (10 a 12/03 e 09 a 11 de abril) estão marcados para discutir Processo das Eleições 2010 e qual o enfoque a Recid dará a partir dos elementos centrais PNF, sistematização e gestão.
Veja abaixo um breve relato sobre o processo nos estados. Que tal o seu estado organizar um relato e enviar para o site da Recid? Pode enviar também as fotos, datas das ações e encontros que vamos construir uma agenda nacional que poderá ser conferida na agenda do nosso site.
Planejamento nos estados:
AC – Encontro de Planejamento aconteceu de 05 a 07 de março.
AL – Planejamento marcado para 18 a 21/03. Haverá a continuidade na metodologia da educação popular, com 5 módulos.
AM – O planejamento está pensado em dois momentos. Já houve um primeiro momento com análise de conjuntura, que refletiu também sobre a missão, PPP, avaliação 2009 e onde se vai investir.
AP – O grupo está nas oficinas de base. Há a dificuldade de estabelecer um eixo comum no planejamento. Mas tem um trabalho.
BA – Planejamento realizado de 10 a 12 de março. Está em curso um processo de formação a partir da 1ª Ciranda sobre educação popular. Está em curso um processo de formação a partir da 1ª Ciranda sobre educação popular. O planejamento está sendo pensando em torno das falas significativas. Também estão fazendo a discussão sobre gestão compartilhada.
CE –Já estão marcados 2 encontros inter-municipais: 12 a 14/05 – Região do Cariri e 31/07 a 1º/08 – Região Centro-Sul e já estão planejadas as reuniões mensais ampliadas do coletivo (mês sim e mês não).
GO – Realizado de 05 a 07 de março. A partir de uma análise da realidade do Estado, do diagnóstico e avaliação das ações de 2009, o grupo definiu os grandes desafios: a) Fazer o debate político para além da disputa eleitoral; b Crise social e realidade juvenil; c) Enfraquecimento e crise da mobilização; d) Formação e trabalho de base; e) Garantir a sustentabilidade da R
ecid. Como processos prioritários para 2010 foram tirados: potencializar as mobilizações e lutas populares urbanas e rurais; Investir nos processos pedagógicos e de formação e nas conferências.
MA – Já houve planejamento, realizado de 18 a 20 de fevereiro, partindo do acúmulo que o estado tem. Está em curso um processo de formação a partir da 1ª Ciranda sobre educação popular. O planejamento está sendo pensando em torno das falas significativas. Também estão fazendo a discussão sobre gestão compartilhada.
MG – Há um processo de planejamento descentralizado nas regiões e haverá um momento de reunir todos as propostas num planejamento estadual. Já tem um processo formativo em andamento.
MT – Já realizou o planejamento anual a partir da avaliação das regiões do estado. Há vários processos em curso: formação em educação popular, articulação com a Via Campesina, trabalho com mulheres e juventude do Hip Hop e com indígenas. Para este ano, permanecem 4 cursos de educação popular e como temas e desafios: juventude, questão indígena, poder popular e periferia.
PA – Realizou um encontro a partir das avaliações e estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP). Houve um processo bem participativo nas 10 regiões. Foram projetadas 3 Jornadas. Os desafios são comunicação e sustentabilidade.
PI – Houve um processo de ampliação do coletivo no estado. Há uma forte parceria e envolvimento com os Territórios da Cidadania. Os encontros já estão marcados: 14 a 15/05 – Pedro II; 18 a 20/06 – Picos; 20 a 22/08 – Encontros intermunicipais.
PB – Já aconteceu 1 oficina com repasse da Ciranda. Há uma presença bem dinâmica em duas regiões do estado. Já realizaram o planejamento e já construíram o calendário.
PR – O processo de formação está em curso. 16 a 18/05 – Feira Ecosol.
RN – Aconteceu uma semana de estudo. O grupo tirou como estratégia de planejamento visitar as três regiões para identificar as falas, dialogar sobre o processo de planejamento e retomar as articulações. A partir das falas, será amarrado o planejamento 2010.
RJ –O planejamento está pensado em duas fases – 1ª fase nas regiões; 2ª fase – início de abril – para concluir o plano de trabalho.
RO – Encontro de planejamento aconteceu de 19 a 21/02, a partir de planejamentos locais. O estado vive um processo de rearticulação com movimentos. Há um bom envolvimento com os processos das conferências, sobretudo a de educação.
RR – Já aconteceu o planejamento. Grupo fez opção por ampliar o trabalho para mais 6 municípios e 6 bairros da periferia da capital. Foram realizados encontros municipais sobre o PPP/Programa Nacional de Formação (PNF). Temas fortes no estado: educação popular, juventude, mulher e a questão indígena.
SE – De 18 a 21/02 – Houve uma reunião de estudo e planejamento e repasse da Ciranda e da proposta de sistematização.
SC – Houve um encontro da coordenação ampliada, com representantes das 3 regiões. Houve um repasse da Ciranda, do Encontro de Gestão e estudo do PNF.
SP – Planejamento marcado para 22 a 23 de março. Já houve um encontro logo após o Encontro Nacional de Gestão.
TO – Encontro de Planejamento marcado para 19 a 20 de março. Está em curso um processo de formação a partir da 1ª Ciranda sobre educação popular. A idéia é construir um planejamento em torno das falas significativas. Também estão fazendo a discussão sobre gestão compartilhada