Com o objetivo de dar visibilidade à necessidade de um projeto de educação cidadã através da valorização da história de Paulo Freire, será realizado no dia 26 de março o V Encontro Nacional de Escolas-Irmãs em Brasília.

Educadores, estudantes, membros de movimentos sociais, servidores públicos e a sociedade em geral terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências sobre ações de cidadania que impulsionam a melhoria da qualidade da educação e a formação de cidadãos éticos e solidários.
Uma retrospectiva das experiências realizadas entre as parcerias do Programa nos sete anos de existência será feita pelo assessor especial Selvino Heck.
Local: Auditório da Imprensa Nacional – SIG Quadra 06 Lote 800 – Brasília/DF
Veja a programação do encontro .
O que é o Programa Escolas-Irmãs?
O Programa Escolas-Irmãs foi concebido em 2003, como um dos ramos do Fome Zero, entendendo que aqueles e aquelas que tem necessidade de pão, também tem fome de cultura, de arte, de partilhar o saber. Assim é definido como um programa de inclusão social, com ações que visam à promoção e à valorização da pessoa e da cidadania, e está vinculado ao Gabinete Pessoal da Presidência da Republica como uma das políticas de mobilização social.
A educação, segundo Paulo Freire, tem como objetivo promover a ampliação da visão de mundo e para isso acontecer, é necessário que exista diálogo, troca, intercambio e fundamentalmente solidariedade, que é a relação espontânea, aquela que não visa reconhecimento.
É nessa filosofia que o Programa Escolas-Irmãs baseia todo o seu trabalho, promovendo o intercâmbio e a solidariedade entre escolas com realidades sociais e culturais distintas, para que haja a troca de experiências educativas e culturais, entre pais, alunos, professores e funcionários das escolas, oportunizando o aprender e o ensinar, a descobertas das diferenças entre os diferentes e o reconhecimento das semelhanças.
O programa é também um canal de divulgação das políticas públicas e de ações de instituições que levem à melhoria da qualidade da educação e da vida dos participantes. Pretende ainda fomentar o hábito da escrita e da leitura, estimular a reciclagem de conhecimentos e difundir as novidades que são fruto da criatividade de educadores e comunidades comprometidas com a área educacional.
Os pilares do Programa Escolas Irmãs são Solidariedade e o Intercambio, onde gestores/as, professores/as, trabalhadores/as da educação/as, pais, alunos/as, comunidade escolar como um todo, se envolvam de forma solidaria em ações compartilhadas entre duas ou mais escolas, de realidades distintas, como escolas indígenas, remanescentes de quilombos, escolas rurais, urbanas, de assentamentos ou acampamentos. Compartilhando saberes diferentes entre as diferenças culturais e sociais, aproximando e ampliando o imaginário social, da realidade social através do intercambio, da relação entre instituições de ensino formal e informal.