Recid realiza mesa de interesse sobre Educação Popular como Política Pública na CONAE

A educação popular pode se tornar uma Política de Estado? Os princípios da educação popular podem orientar a formulação de políticas públicas? Estas e outras questões serão discutidas na Mesa de Interesse Educação Popular como Política Pública, que a Rede de Educação Cidadã realiza dentro da programação da Conferência Nacional de Educação (Conae).

Esta atividade, que contará com os facilitadores Conceição Paludo – Professora da Universidade Federal de Pelotas-RS e   Pedro Pontual – Presidente do Conselho de Educação de Adultos da América Latina, acontece dia 31 de março de 2010, das 14h às 16h, na Sala Modular G1 – Térreo, no Centro de Convenções e Cultura.

O objetivo, segundo Andréa David, da equipe de Articulação Política da Recid, é aprofundar a educação popular como um dos instrumentos estratégicos na para a transformação social e pautar o debate da educação popular como política pública dentro da CONAE.

A Recid participa da CONAE com 27 educadores(as) populares como delegados(as), e com 10 observadores, sendo 4 representantes da Comissão Nacional e 6 do Talher Nacional.

Segundo lembra Andréa David desde 2009, a Recid vem pautando este debate, com realização de estudos, discussões no âmbito da própria Rede e com parceiros. O ponto alto deste processo é na própria conferência onde os(as) educadores(as) buscarão inserir esta proposta no documento final da CONAE.

No domingo, dia 28 de março, os(as) educadores(as) representando os 27 estados mais os membros do Talher Nacional e Comissão Nacional vão aprofundar as estratégias de participação na Conferência Nacional de Educação. Além da Mesa de Interesse, a Recid se fará presente na CONAE com um estande, onde as regiões poderão expor e apresentar suas experiências e divulgar a própria Recid.

A Conferência Nacional de Educação acontece em Brasília-DF, no Centro de Convenções, de 28 de março a 1º de abril de 2010, com o tema: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação (Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação). Cerca de 3.500 delegados(as) de todos os estados participam desta discussão,.

Informações: (61) 3411 3890

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 3 =