Recid/ES articula-se com os Quilombolas do Território da Cidadania Norte Capixaba

Seminário Quilombola - ES

Dia 8 de abril, um grupo de mais de 15 entidades participou, na Faculdade Aberta do Brasil, em Conceição da Barra-ES, do 1º Seminário Quilombola do Território da Cidadania Norte Capixapa, entre os quais também os(as) educadores(as) da Rede de Educação Cidadã do estado.

A atividade teve como objetivo, a partir do conhecimento e da troca de informações sobre a realidade, promover o debate entre a sociedade civil e poder público municipal, estadual e federal sobre as demandas e necessidades das comunidades Quilombolas do Território Sapê do Norte.

Domingos Firminiano, representante da Comissão Quilombola Sapê do Norte, falou da sua visita recentemente à Moçambique, na África, com destaque para a semelhança da cultura daquele povo com a cultura quilombola do Brasil. Ele chamou a atenção para a situação desumana que na qual vivem as comunidades quilombolas do Território Sapê do Norte que envolve os municípios de São Mateus e Conceição da Barra, localizado na região norte do Estado do Espírito Santo.

Seminário Quilombola - ES

Os afrodescendentes são atingidos pelas monoculturas de cana e eucalipto. A conseqüência, para as comunidades quilombolas, segundo Domingos, é a perda de costumes, a cultura e a produção destas comunidades. “Vários quilombolas estão sendo presos injustamente sendo acusados de roubos de madeira (Eucalipto)  pela empresa Fibria (antiga Aracruz Celulose)”, disse.

Roberto Rainha, advogado da Rede Social de Direitos, falou que a Constituição brasileira garante aos Quilombolas os direitos, povo sempre viveu com as desigualdades sociais. A luta dos quilombolas, afirmou, é para garantir o direito de produzir em suas terras, de preservar suas culturas e garantir a sobrevivência das novas e futuras gerações quilombolas do Sapê do Norte.

Seminário Quilombola - ES

Organizações presentes no encontro: Comunidades Quilombolas dos municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Cachoeiro do Itapemerim, movimentos e entidades do Colegiado do Território da Cidadania, MDA, INCRA, FASE, MTE, Prefeito de Conceição da Barra, Presidente da Câmara de vereadores de Conceição da Barra, Deputados Estadual Paulo Roberto Ferreira e Freitas.

Por Sandra Valentim – Educadora da Recid/ES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 8 =