Imagem de Vídeo nas Aldeias

Recid recebe Kit "Cineastas Indígenas" do Vídeo nas Aldeias

Imagem de Vídeo nas Aldeias

A Rede de Educação Cidadã foi contemplada com um dos kits “Cineastas Indígenas – Um outro Olhar”, produzidos pelo projeto Vídeo nas Aldeias. Os kits foram distribuidos para cerca de 3 mil escolas em todo o país.

O Kit contém uma caixa com cinco DVDs dos povos Kuikuro, Panará, Huni Kui, Xavante e Ashaninka e um “Guia para professores e alunos” com informações sobre cada um dos povos, fontes para pesquisas complementares e temas para discussão em sala de aula.

Os filmes oferecem uma variedade de abordagens da temática indígena, que pode ser tratada nas aulas de História, Geografia, Meio-Ambiente, Cidadania, Ciências-Sociais, Filosofia e Artes.

Dos 20 filmes do Kit, 6 filmes estão disponíveis on-line no nosso site, no portal Curta na Escola ou na nossa pagina do Youtube: Prîara Jõ, depois do ovo a guerra, Sangradouro, Já me transformei em imagem, A gente luta mas come fruta, Os Kuikuro se apresentam, De volta à terra boa.

Criada em 1987, a Vídeo nas Aldeias funciona como uma escola de cinema para índios. Com patrocínio do Ministério da Cultura e da Embaixada da Noruega, ela equipa e treina comunidades de etnias variadas para realizar seus próprios documentários. A série de filmes incluída no pacote, com títulos premiados nacional e internacionalmente, é resultado de oficinas com comunidades indígenas do Mato Grosso e do Acre realizadas nos últimos doze anos. Os DVDs Cineastas Indígenas, lançados à partir de 2008 no mercado comercial, incluem, além dos documentários principais, extras que oferecem informações complementares sobre o povo, sua história, lutas e singularidades.

No Site do Vídeo nas Aldeias podem ser acessadas muitas outras histórias e vídeos produzidos por indígenas do país inteiro.

Faça o download do Guia para professores e alunos  do Kit Cineastas Indígenas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =