São Miguel do Oeste-SC sedia oficina de comunicação para educadores da Região Sul

Jovem de Pedreira aprende a manusear a filmadora

A Rede de Educação Cidadã – RECID, realizou nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em São Miguel do Oeste/SC, Oficina de Comunicação Popular, Região Sul, visando a formação de educadores e comunicadores populares na produção de audiovisuais, a fim de incentivar a aplicação desta ferramenta no auxílio do processo educativo nas comunidades.
A formação aconteceu em todas as regiões do país.

 

O objetivo é consolidar na rede, a comunicação como um processo coletivo do conhecimento, de humanização, de diálogo, de relações horizontalizadas e de expressão da diversidade, tendo em vista a perspectiva da transformação social prevista no Projeto Político Pedagógico da RECID.
Os trabalhos em SMO iniciaram na segunda à noite, dia 12, com debates acerca das contribuições e pontos negativos que a comunicação vem imprimindo nos lares brasileiros. A partir daí, as discussões avançaram para os conceitos de Mídia e Política – crise e poder no Brasil, onde os participantes, divididos em grupos, fizeram a leitura de textos e socializaram ao grande grupo.
No segundo dia, foi apresentado o site da RECID com as reformulações que já oportunizam a participação efetiva de internautas, principalmente educadores da Rede. No site está contemplada a divulgação de ações, textos relacionados à rede e temas incluídos na proposta, fóruns, materiais sobre a metodologia de trabalho, fotos, vídeos, áudios, além de várias ferramentas de acesso e trabalho.
Luiz Felipe Teixeira, representante do RS e da comissão nacional da RECID, e Valdemar Lourenço, educador popular de rede em SMO/SC, concederam entrevista à Rádio Cultura Comunitária. Um dos pontos da entrevista foi a denúncia da rejeição, por parte dos vereadores de São Miguel do Oeste, ao reconhecimento do caráter de utilidade pública da Rádio Comunitária.
Na oficina, além dos representantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, participaram os adolescentes Fernando dos Santos (17 anos), Ana Paula Martins (14 anos) e Tainara Franke (14 anos), que residem na comunidade da pedreira, em SMO, os quais manusearam equipamentos e partilharam suas experiências na oficina de capoeira e percussão da secretaria municipal de cultura, lazer e turismo.
Fernando disse que a oficina de audiovisual foi uma experiência nova e diferente em sua vida, pois nunca manuseou um equipamento de filmagem. Ele acredita que os ensinamentos que teve serão de grande importância para seu futuro.
São Miguel do Oeste tem se destacado a nível de Brasil, ao apresentar a proposta pedagógica de Educação Popular, implantada a partir do ano letivo de 2009 na rede municipal de ensino, a qual visa desenvolver práticas educacionais não-formais e contribuir com a formação de sujeitos críticos e participativos.
De acordo com Elisiane Andreolla, coordenadora do programa em SMO, a educação popular é um processo de descobrimento, criação e recriação do conhecimento, que oportuniza um diálogo crítico e criativo, além de responder as necessidades concretas de um grupo, fortalecer organizações populares, preparar para o exercício da cidadania e incentivar iniciativas que visem processos emancipatórios da população.

6 comentários em “São Miguel do Oeste-SC sedia oficina de comunicação para educadores da Região Sul

  1. Os debates durante a oficina em SMO nos mostrou a importancia de construirmos uma comunicação popular, que respeite nossa diversidade.
  2. Agradecemos a presença dos educadores durante a oficina em nossa cidade; Cada encontro que temos faz com que aumente a esperança e o desejo de construir o Poder Pouplar!
  3. Parabéns a todos que integram a Recid… apesar de ter pouco conhecimento do trabalho de vocês, fico feliz por ter partilhado alguns momentos de aprendizado, na oficina, e ter tido a oportunidade de verificar que buscam uma comunicação mais humana e popular… abraços aos colegas.. e estarei sempre a disposição para contribuir no processo….
  4. Prezados colegas educadores,

    Antecipadamente parabenizomos-lhes pela feliz iniciativa por promoverem a Oficina de Comunicação para EDUCADORES. Capacitando-os ainda mais para um diálogo aberto, construtivo com os educandos.

    Diante da necessidade, queremos, a seu exemplo, montar e oferecer aos nossos educadores a oportunidade de desenvolverem e enriquecerem o potencial comunicativo.

    Assim sendo, cientes de que a sua parceria muito enriquecerá nosso Projeto, solicitamos maiores informações sobre a montagem da Oficina realizada no município de São Miguel – SC.

    Aguardando retorno, despedimo-nos com um abraço fraterno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =