Recid-AP

Amapá – Roda de Educação Popular e as Mídias

Recid-AP

Roda de Educação Popular – Amapá

Rede de Educação Cidadã no Amapá vivencia processo de formação com o tema “Como Vejo-Sinto a Vida” e sub-temas “Paz, Cuidado e Amorosidade”.

A tecnologia deve ser socialmente apropriada, vale dizer   deve produzir bens para todos   e   não  apenas para   minorias, e ao mesmo tempo deve propiciar formas de participação e de controle que escape da alienação.   Simultaneamente, ela deve ser ecologicamente   apropriada no sentido de não destruir o ecossistema   regional e garantir o seu futuro por amor às gerações que   ainda virão (Leonardo Boff)

A RECID Amapá está vivenciando A Roda de Educação Popular e as Mídias em processo de formação durante o período de 27 a 30 de setembro e de 05 e 06 de outubro, das 18 às 22:00 h no espaço da Universidade Aberta-Pólo Macapá. O Tema dialogado é Como Vejo-Sinto a Vida e tendo como Sub-Temas Paz, Cuidado e Amorosidade.

O desejo dos/as educadores/as da rede é possibilitar o diálogo e a reflexão à partir da realidade das comunidades-bairros, através de fotografias e filmes, feito pelos vivenciadores/as da comunidade-bairro. Os registros fotográficos e as filmagens tem como referência os Saberes e Fazeres na relação cotidiana de cada um/a, da Amazônia, do Brasil, do Mundo, do Cosmo…

Durante a Roda também dialogamos e refletimos com  problematizações que orientam nossas construções individuais e coletivas. Nesse processo estamos entrelaçando a informática, para escrever, desenhar, musicalizar nossas reflexões, construindo textos, slides, pesquisando em sites, blogs…Nesse diálogo vamos contando nossa caminhada no mundo e vamos refletindo como estamos cuidando e fortalecendo princípios de educação popular nas relações na comunidade-bairro que vivemos.

Nessa Roda estamos nos apropriando das mídias, principalmente da internet, que deve ser uma possibilidade de comunicação-educação compartilhada, como bem comum para a humanidade. Ela é importante para refletir e socializar as vivências de educação popular, baseada nos  princípios  de solidariedade, amorosidade, cuidado, paz, mística…que venham fortalecer a identidade humana.

O progresso cientifico e tecnológico que não responde   fundamentalmente aos interesses humanos, às   necessidades de nossa existência, perdem, para mim, sua   significação. A todo avanço tecnológico haveria de   corresponder o empenho real de resposta imediata a   qualquer desafio que pusesse em risco a alegria de viver dos   homens e das mulheres. A um avanço tecnológico que   ameaça a milhares de mulheres e de homens de perder seu   trabalho deveria corresponder outro avanço tecnológico que   estivesse a serviço do atendimento das vítimas do progresso   anterior. (Paulo Freire)

 

Reescrevendo nossa caminhada


amapa-1amapa-2

 

Compartilhando cuidado e comunicação


amapa-3

amapa-4

 

Vivenciando a Mística como princípio de Paz, Cuidado e Amorosidade

 

amapa-5

amapa-6

 

Contando nossos desafios, Sonhos no fortalecimento da nossa caminhada

 

amapa-7

amapa-8

 

Re-construindo nossa comunidade-bairro vivenciando um outro Mundo possível

 

amapa-10

amapa-11

 

RECID – Amapá, 04 de outubro de 2010. 

7 comentários em “Amapá – Roda de Educação Popular e as Mídias

  1. Um dos melhores encontros ja realizados, sendo que todos são melhores. Obrigado a todos que participaram e espero que mais venham contribuir conosco e que os que já estão ou participaram continuem. bjos.
  2. sext,21 de outubro de 1210 posto por raiane pereira
    esto aprendendo muito por que eu nao sabia nada de um computador os professores sao umas maravilhas depessoas
  3. a recid-ap me ajudou em muitas coisas e uma delas foi a olhar para o meu proximo como se fosse eu, ja que eu sou unica e eu me amo, entao tenho que amar meu prximo como a mim mesmo! e me encentivou a fazer alguma coisa dentro de minha comunidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 9 =