OFICINA DA RECID DÁ BRILHO AO V FÓRUM PAN-AMAZÔNICO

Aproveitando a beleza da cidade de Santarém, às margens do Rio Tapajós, está sediando o V Pan-Amazônico, enquanto espaço de fortalecimento, troca de experiências, de saberes, que acolhe os povos da Amazônia e os cidadãos do mundo. Nesse V Fórum a RECID traz o trabalho com catadores, o empoderamento e organização das mulheres, a politização da juventude através da arte, a denúncia do tráfico de pessoas com foco nas mulheres da Amazônia.

Assim diante de tanta beleza e da importância do fórum para a região registramos a oficina da Rede de Educação Cidadã que aconteceu no dia 26 de novembro de 2010 com o tema “Educação Popular e a Construção do Poder Popular na Amazônia”.           

A expectativa quanto à participação era grande, mas a certeza da beleza do nosso trabalho nos levou a preparar com prazer as atividades que aconteceriam na oficina.

Iniciamos com a acolhida dos participantes motivados pela música “Pérola Azulada”. Em seguida fizemos uma benção com os cheiros do Pará, onde os participantes em dupla se abençoaram.

Durante a oficina mostramos o trabalho na Recid no Brasil e as experiências do que vem sendo construído na linha do poder popular na Amazônia: empoderamento das mulheres denuncia contra o tráfico de mulheres e adolescente para fins de prostituição, fortalecimento das comunidades indígenas e quilombolas, politização da juventude através da arte, trabalho com mulheres na linha da geração de renda…

Queremos agradecer aos educadores e educadoras dos Estados da Região Norte pela preparação da experiência, a riqueza e dedicação nas atividades apresentadas. Dando prosseguimento às atividades da Recid no Pan- Amazônico a noite os educadores e educadoras se encontraram até as 23h para pensar uma perspectiva futura do trabalho que a Recid vem desenvolvendo nos estados e no Brasil. 

Texto elaborado pelas educadoras: Regina Célia – TO, Rosiete Barros – AM e Vera Lúcia  – Talher Nacional;

Foto: Alexandre – PA.

2 comentários em “OFICINA DA RECID DÁ BRILHO AO V FÓRUM PAN-AMAZÔNICO

  1. Acredito que sobre o pano da vida deveriam estar todos os simbolos de resistencia da cultura amazônia: peneira, paneiro, tipíti, matapi, remo, canoa, peconha, alguidá, panacarí, lamparina, candeeiro, malhadeira, etc.. para que não esqueçamos nossas origens.
  2. A intervenção através da oficina foi de grandiosa importância, pois demonstrou a participação popular das diversas culturas, costumes e crenças dos povos da Pan Amazônia, assumindo solidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =