Seminário discute Educação Popular e Políticas Públicas no DF

Aconteceu em Brasília nos dias 15 e 16 de janeiro, o Seminário “Educação Popular orientando a construção de Políticas Públicas”.

5364890746_0cd3b527c0O Seminário foi organizado pela Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno (RECID-DFE) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) e contou com a participação de mais de 30 organizações que trabalham com Educação Popular e movimentos sociais que atuam no campo e na cidade, além de secretários de estado e funcionários do Governo do Distrito Federal (GDF).

O objetivo do encontro foi o de construir um diálogo entre organizações, movimentos, sociedade civil e governo do Distrito Federal, tendo como horizonte a construção de políticas públicas orientadas pela Educação Popular para o trabalho com pessoas e famílias usuárias/envolvidas nos programas sociais no DF.

O trabalho de articulação começou quando os novos gestores da SEDEST convidaram a RECID-DFE para colaborar no processo de construção de políticas públicas que dialogasse com diversos agentes que trabalham com famílias em situação de opressão e que participam de algum programa de transferência de renda gerido pela secretaria, GDF e programas federais que se aproximam desta perspectiva.

5364888778_d1aa11b464A RECID, que tem como espinha dorsal de suas atividades a Educação Popular Crítico-Freireana e um projeto político pedagógico com princípios e diretrizes que caminham para a construção do Poder Popular, aceitou encarar o desafio e trabalhou no sentido de articular várias organizações para um diálogo que possibilite a construção coletiva de propostas para a efetivação de políticas públicas com uma perspectiva transformadora e emancipatória.

A grande referência do trabalho articulado e realizado pela RECID-DFE no ano de 2010 foi a Escola de Educação Popular, espaço formativo que conta com a participação de vários coletivos do DF e teve suas atividades organizadas em módulos que abordam teoria e prática a partir de uma metodologia Crítico-Freireana. Essa atividade, somada a outras ações locais e nacionais da Rede, como a participação ativa na Conferência Nacional de Educação e a realização de mais de duas mil oficinas em todos os estados do país, podem ser apontados como alguns dos motivos para a SEDEST ter realizado esse convite e ter a Rede como uma parceira diante desse desafio. Outro ponto a ser destacado tem sido sua grande capacidade de articulação com diversos atores e movimentos a partir da prática constante do diálogo e da ênfase em relações horizontais e construções coletivas.

abadia-estruturalFoi com esta perspectiva que foi construída e proposta toda a metodologia do Seminário, buscando assegurar que todos os participantes pudessem ser ouvidos e que suas experiências fossem compartilhadas. O início das atividades foi uma apresentação de cada organização e suas ações. Na seqüência, dividiu-se os participantes em 6 grupos com o objetivo de se discutir Avanços, Contradições e Possibilidades/Desafios tanto do Trabalho de Base nas localidades quando das ações desenvolvidas por governos.

Após a apresentação do que cada um dos 6 grupos levantou, foi realizada uma mesa com os recém-empossados secretários do GDF – Arlete Sampaio (SEDEST) e Hamilton Pereira (Cultura), com Chico Machado, responsável pela implementação do Orçamento Participativo, Willian Bonfim do Talher Nacional e Rede de Educação Cidadã e Maria Abadia, do Movimento de Educação e Cultura da Estrutural (MECE), da Marcha das Mulheres e Ponto de Memória.

Os representantes do governo recordaram os 16 anos de política clientelista, da privatização dos espaços públicos no GDF e dos desafios que isso implica para o novo governo. Se comprometeram em estabelecer uma nova relação com a sociedade e trabalhar de maneira intersetorial. Abadia e William ressaltaram a importância do diálogo do Estado com a Sociedade Civil e as contradições que acompanham essa relação, mas acreditam numa grande contribuição dos movimentos sociais nessa relação dialógica e de parceria com o GDF.

A partir da fala da mesa, a plenária problematizou questões relacionadas a operacionalização dos espaços de participação popular e da política intersetorial, levantaram a importância desse debate com a Secretaria de Educação (que não estava presente) e exigiram o compromisso de fomentar cada vez mais o diálogo.

No segundo dia do encontro, o grupo pôde fazer o diálogo com as demandas levantadas no primeiro trabalho em grupo com os princípios do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Recid:

grupos-seminarioFortalecimento das lutas e dos movimentos sociais populares; partir da realidade concreta enquanto compromisso com a diversidade; compromisso com o processo formativo para todas e todos as/os envolvidas e envolvidos, garantindo a intencionalidade política deste; o exercício de papéis diferentes entre educadoras/educadores e educandas/educandos, momentos de planejamento, de estudo aprofundado, de registro, de sistematização e de avaliação; dialogicidade; processo de educação popular como prática para a liberdade; compromisso com a emancipação popular.

Cada grupo pôde olhar para sua realidade, perceber a sua relação com os princípios e levantar proposições que atendam as suas aspirações e demandas.

A partir desses levantamentos será sistematizada previamente uma proposta, a luz dos debates do encontro, que aponte objetivos gerais e específicos, justificativa, metodologia e estrutura. Tal proposta deverá ser elaborada por um grupo de quatro pessoas (dois representantes da plenária, um representante da SEDEST e um representante da Recid-DFE) e por fim a proposta será avaliada num próximo encontro que ficou marcado para os dias 19 e 20 de fevereiro de 2011.

Grande abraço a todas e todos.

Até o próximo passo dessa caminhada!

Brasília, 19 de janeiro de 2011.

Diego Mendonça e Calimério Junior – Recid-DFE

Para acessar mais fotos do seminário, clique aqui.

7 comentários em “Seminário discute Educação Popular e Políticas Públicas no DF

  1. Compas, muito boa esta atividade. Ficamos muito animados/as com uma possibilidade real de comprometer o estado com as demandas populares e possibilitar uma participação orgânica da sociedade na gestão das políticas públicas. Parabéns à RECID-DF por mais este passo de constituição de um espaço público.
  2. Parabens Recdi DF pela atividade, oxalá que a ideia deja disseminada em outras secretarias, em outros estados, e assim vamos garantindo a concepçao da educaçáo popular na gestao das politicas publicas.
  3. Olá companheir@s!

    Participei da reunião mas infelizmente não pude comaparecer no segundo dia.
    Como representante da EFA de Padre Bernardo tenho que informar meus companheir@s do campo. O que foi deliberado deste encontro?
    Onde consigo o PPP via impressão digital?
    Abraços e podem contar conosco na luta pelo empoderamento popular já!

  4. Olá Companheiros da RECID, alguém conheceu James Fiusa, grande articulador da rede aqui no Ceará – Região Sertões de Crateus-Inhamuns. Saudade da educação popular por essa bandas! Se alguém tiver o contato de grande educador popular mande informação para [email protected].
  5. Oi gente, sou prof. de CESEC em Divinópolis MG. Estou fazendo uma pesquisa sobre educação popular para terminar uma tarefa do curso de extensão à distância que estou fazendo na Universidade Federal de Minas. Agradeço muito terem psotado este seminário, ajudou muiiiito a enriquecer meu texto. Com a permissão, estarei repassando em parte, informações deste seminário. Antecipo agradecimento.

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