DF – 2° Seminário “Educação Popular orientando a construção de Políticas Públicas”

26 e 27/02 – Seminário dá continuidade ao processo de diálogo entre sociedade civil organizada, movimentos sociais e Sedest, visando a elaboração de propostas de políticas públicas para o GDF

A Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno (Recid-DFE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e setores organizados da sociedade civil e movimentos sociais, realizou nos dias 26 e 27 de fevereiro o Segundo Seminário “Educação Popular orientando a construção de Políticas Públicas”.

O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da Sedest no Guará e teve como objetivo dar continuidade aos processos iniciados no primeiro seminário e encaminhar propostas concretas para a área de serviço social, transferência de renda e protagonismo popular em relação às ações governamentais.

A metodologia utilizada no seminário se pautou em realizar uma apresentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a estrutura e divisão organizacional e territorial da Sedest, com o intuito de se obter um conhecimento mais aprofundado do que é possível dentro destas estruturas, seguido de um trabalho em grupo pautado em quatro eixos levantados pela equipe de sistematização do primeiro seminário:

1- Formação Continuada;
2- Controle Social e Articulação Política;
3- Participação Popular na gestão de políticas públicas;
4- Metodologia do Trabalho Social.

Os quatro grupos avaliaram o documento apresentado pela sistematização e elaboraram propostas em cada um dos eixos. Cada grupo elaborou um quadro com as propostas e apresentou para a plenária presente no encontro, encaminhando cópia digital para a equipe de relatoria anexar aos documentos em construção.

Durante o encontro também foi realizado um espaço para diálogo direto entre comunidade e governo. Para isso, uma mesa foi composta com representantes da Recid, de movimentos sociais e pessoas que se encontram em posições chaves do GDF. Nesta mesa estiveram Selvino Heck, falando em nome da Recid; Janderson Barros (Janjão), como representante do MST; Reinaldo Gomes, da Coordenadoria de Articulação Intergovernamental do GDF; Daniel Seidel, Secretário Adjunto da Sedest; Chico Machado, responsável pela implementação do Orçamento Participativo e Erasto Fortes, Secretário Adjunto da Secretaria de Educação.

Nesse momento, foram ouvidas 14 falas de diferentes atores além das expressas pelos convidados, quase todas no sentido de reafirmarem a importância da participação popular e do controle social em todas as instâncias do governo.

Como encaminhamento, ficou decidido que as propostas elaboradas no encontro fossem encaminhadas para uma equipe de sistematização (que será a mesma do primeiro seminário) que fará o trabalho de incluir ao documento construído anteriormente o conteúdo destas novas demandas. Também ficou decidido que a análise deste documento será realizada em uma reunião ampliada no dia 26 de março, em local ainda a decidir (ficando a cargo da Recid e Sedest encaminharem isso). Sobre as propostas concretas levantadas neste seminário, também se dará encaminhamento nesta próxima reunião.

Com mais este passo, a sociedade organizada deixa claro seu desejo em participar das decisões e caminhar conjuntamente buscando um mundo mais justo e fraterno, se orientando através da metodologia da Educação Popular Crítico-Freireana e unindo suas forças às das pessoas abertas ao diálogo no governo, sonhando assim com a construção efetiva de um projeto popular para o Distrito Federal e Entorno.

Veja matéria sobre o 1° Seminário.

2 comentários em “DF – 2° Seminário “Educação Popular orientando a construção de Políticas Públicas”

  1. Parabéns à RECID DFE enquanto articuladora do Movimento Social no Distrito Federal e no Entorno de Brasília! Parabéns aos gestores do governo pela sabedoria de terem disposição para o diálogo. Esta disposição de nós todos, a de construir um novo tempo, aqui no DFE, e no Brasil.
  2. solicito
    que seja; comunicado e informada, quando ocorrer congresss seminarios e coloquios, a respeito de história, conhecimentos gerais, e questões relacionados a educação popular.
    gostaria de faze-los

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =