Recid-Alagoas realiza Encontro Estadual

Recid Alagoas realiza Encontro Estadual com o tema: “Poder Popular se constrói com sonho, luta e revolução!”

No ultimo fim de semana do mês de março realizamos o Encontro Estadual da RECID- AL em uma de nossas belas praias: Francês, situada próxima a cidade histórica de Marechal Deodoro. O encontro teve como tema: Poder Popular se constrói com sonho, luta e revolução! Tendo inicio na Quinta – feira dia 24 e termino dia 27.

A mística de abertura trouxe presente os princípios da Recid construídos ao longo da sua historia e os símbolos de luta dos Movimentos sociais, pastorais, povos tradicionais, e organizações: PJ, PJMP, Rede Jovens Nordeste, MST, MFVC, Pescadores artesanais, COPPABACS, Quintal Cultural, MPA, Jardim Alagoas, AMIGREAL, Povo Indígena Jeripankó, Quilombolas. Os participantes e suas organizações são das microrregiões do Baixo São Francisco, Sertão, Agreste, Metropolitana, e Zona da Mata.

No dia seguinte a mística foi animada pela juventude trazendo presente os frutos da caminhada, suas perspectivas e sonhos que nos motivou a analisar a conjuntura a partir dos Carrosséis das Microrregiões e nos aproximar da realidade e fortalecer a unidade da RECID-AL. A partir da analise micro construímos a analise da conjuntura estadual sem perder a visão da conjuntura nacional, trazendo presente os limites avanços e desafios para a caminhada da RECID e da construção do Projeto popular. Contamos com a presença e participação de Iracema do TN, até o final do nosso encontro que, regado de muito entusiasmo, poemas e músicas entre os e as participantes à noite assistimos o vídeo nacional da RECID. Que nos permitiu de conhecer um pouco mais da articulação desta rede pelo Brasil a fora e como vem contribuindo na construção do poder popular.

No sábado, as microrregiões do sertão e agreste nos inspiraram com a mística de abertura do dia chamando a atenção para importância da construção coletiva. Em seguida nos dividimos em grupos mistos e discutimos como fortalecer o Projeto e o Poder Popular em Rede, onde foi ampliada a discussão na plenária a partir das contradições encontradas pelos grupos. Seguido dos desafios e perspectivas as microrregiões se encontraram para rever e ou sugerir linhas de ação para o planejamento microrregional e estadual. E a noite fomos embalados/as pela noite cultural com roda de poesias e músicas regionais.

No ultimo dia do encontro concluímos o planejamento estadual, encaminhamentos, calendários de lutas e atividades comuns das organizações. Entre os desafios postos pelo programa de formação a ser concluído no estado está o Curso de Realidade Brasileira ainda dentro do planejamento apontamos como meta fortalecer a comunicação para dentro e para fora da RECID, fortalecer a organização da juventude e construção das assembléias populares e o projeto popular.

O encerramento do encontro se deu com uma mística onde cada participante pegava uma seleção feita especialmente para a RECID e presenteava um companheiro ou companheira como forma de convidar a seguir juntos na luta rumo à conquista do poder popular, nesse momento, cantamos, nos abraçamos e nos despedimos.

PODER POPULAR SE CONSTRÓI COM SONHO, LUTA E REVOLUÇÃO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =