Encontro entre Recid, Movimentos Sociais e Ministra dos Direitos Humanos no Amazonas

Rede de Educação Cidadã do Amazonas organiza encontro dos Movimentos Sociais com ministra dos direitos humanos e secretário de articulação social da Presidência da República.

recid-am-ministra-dh-1No ultimo dia 10 de junho no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus a Rede de educação Cidadã realizou encontro entre Ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, Secretario Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Paulo Maldos e representantes dos movimentos sociais e populares. Neste, a Ministra ouviu os representantes dos movimentos que denunciaram os conflitos e violência no campo sofrida por agricultores e agricultoras rurais e também violação dos direitos humanos.

O encontro contou com mais de cem pessoas entre educadores e educadoras da RECID/AM, representantes de movimentos pela moradia, pastorais sociais, Cáritas, CIMI, movimento de Direitos Humanos, movimento negro, movimento GLBTT, movimento de mulheres, indígenas, educação, CPT, Terra Legal, Fórum de Combate a Corrupção, Radio Comunitária e outros, assim como representantes de secretarias, parlamentares e partidos políticos.

recid-am-ministra-dh-2Alem de ouvir os movimentos sociais, a Ministra falou da implantação do Programa de Proteção de Defensores dos Direitos Humanos e o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes ameaçados de morte, além de apoiar o programa de proteção a testemunhas ameaçadas. A ministra pediu aos movimentos sociais que somem força em suas lutas, que juntos podemos enfrentar a violência no campo e a violação dos direitos humanos.

Os movimentos falaram a Ministra sobre os casos de assassinatos no campo, principalmente no sul do Estado, denunciado pela Comissão Pastoral da Terra, a problemática da moradia na cidade, onde as pessoas são obrigadas por falta de política séria de habitação, a ocupar terras da união ou privadas e são marginalizadas por isso, além de sofrerem ameaças de morte dos grileiros.

recid-am-ministra-dh-4Os movimentos apresentaram também a questão da violação dos direitos humanos, onde as pessoas são desprovidas dos seus direitos por serem negros, por sua orientação sexual, houve denuncias de violência contra a mulher e trafico de crianças, adolescentes e mulheres para fins de exploração sexual, extermino de jovens, a impunidade cresce cada vez mais no Estado, os atos de corrupção que são sempre arquivados pelo judiciário, o fechamento de Comarcas no interior dificultando a vida da população, fazendo-as migrar para a capital e viver na periferia com pouca infra-estrutura.

Segundo Paulo Maldos, a Presidenta Dilma quer estar atuando para enfrentar essas situações, “estamos ouvindo a população, fazendo um diagnostico para encontrar soluções”.

A Rede de Educação Cidadã do Amazonas agradece aos movimentos sociais que se fizeram presentes, à Ministra Maria do Rosário e ao Secretario Paulo Maldos por essa abertura de dialogo. Achamos importante esse feedback do governo com a população. Neste sentido, aguardamos bons frutos desse dialogo.

Manaus, 13 de junho de 2011.

RECID-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =