Macro Centro-Oeste debate Educação Popular como estratégia de transformação Social

         “Desvelando as raízes das desigualdades sociais radicalizando a democracia no Centro Oeste” foi o tema do VII Encontro Macro Centro-Oeste que aconteceu nos dias 27 a 30 de julho de 2011 em Brasília/DF, com o objetivo de aprofundar os desafios da educação popular frente ao modelo de desenvolvimento do Centro-Oeste na perspectiva da construção do poder popular.
         
          Após a mística de abertura que definiu o corpo que queremos em contínua transformação, uma gincana adocicada por pirulitos que dividiu o coletivo em 03 grupos, marcou o início das atividades que estimulou os (as) educadores (as) a relembrar os três últimos encontros macro regionais do centro-oeste.
       
        A socialização da conjuntura feita por cada Estado que teve o cuidado de pontuar a história, planejamento e organização da Recid, possibilitou que fossem elencados os principais desafios da região com atenção as especificidades locais apresentadas pelos Estados.
       
        Na dinâmica do Carrossel, o coletivo assumiu o aprofundamento teórico dividido por quatro eixos: Relações Trabalho-Capital e Sociedade-Estado; Modelo de ocupação e desenvolvimento do Centro-Oeste; Cultura, Comunicação e Disputa Hegemônica e a Resistência no Centro-Oeste e sua relação com a Educação Popular, esse trabalho permitiu que os (as) educadores (as) construíssem uma síntese dos desafios da Educação Popular na região.
     
       Ainda foram analisados os papéis da Comissão Nacional (CN) e Talher Nacional (TN) bem como seus avanços, dificuldades e desafios. Coletivamente foram levantados os critérios e a metodologia da escolha da CN, além da criação da Coordenação Centro-Oeste, apelidada carinhosamente de “COCO”.
       
        Diante da preocupação de fortalecimento da CN, foi feito um longo e caloroso debate no qual se avaliava que o modelo de alternância entre os Estados talvez não fosse a melhor forma de escolha da equipe CN. Os (as) educadores concluíram que a representação não é do Estado e sim da região e que este modelo de alternância simultânea talvez não seja a melhor metodologia adotada, portanto o debate se estenderá, mais amadurecido, no próximo Encontro Macro.
     
      A partir dos critérios construídos, os próximos educadores a representar o Centro-Oeste na Comissão Nacional são: Calimério Junior (DF) e Paulo Matoso (MS), e devido a demanda de atividades, a CN terá desta vez suplentes, Carmem (MT) e Pedro (GO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 2 =