Daiani Cerezer

Recid organiza 2ª Reunião Ampliada

Daiani Cerezer

Mística da reunião da Recid

Cerca de 30 pessoas participaram da Reunião do Coletivo Nacional da Rede de Educação Cidadã nos dias 20 e 21 de agosto, realizado na sede do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), em Luziânia.

Os integrantes da Comissão Nacional, da equipe do Talher Nacional e das entidades nacionais reuniram-se para tratar de questões relacionadas à gestão do projeto Educação Popular, Direitos Humanos e Políticas Públicas no Brasil, à articulação política, e às questões pedagógicas e de comunicação.  

Na manhã do dia 20, uma apresentação de todos e todas animou a reunião, seguida por uma mística que homenageou Margarida Maria Alves, que encerrou com o canto da Marcha das Margaridas.

Conforme deliberação da última reunião do coletivo nacional, o grupo foi divididos em três equipes: questões pedagógicas e de comunicação, gestão e articulação política. Organizar uma proposta de pauta e a metodologia para a 2ª Reunião Ampliada da Recid, que ocorrerá de 16 a 18 de setembro de 2011, foi o objetivo da equipe pedagógica e de comunicação.

Questões pedagógicas: organização da 2ª Reunião Ampliada

O dia 20, ensolarado e quente, não foi suficiente para a equipe de coordenação pedagógica e de comunicação da Recid finalizar as atividades que estavam programadas.

Os lanches intercalavam os debates e a equipe seguiu até às 22h definindo as demandas da área pedagógica e de comunicação, encerradas com êxito.

Ficou encaminhado que no primeiro dia da reunião, 16, será feita uma análise de conjuntura, baseada na correlação de forças no que diz respeito à construção do projeto popular para o Brasil.

Quanto à dinâmica, uma análise provocativa feita por uma assessoria acontecerá num primeiro momento. Após, um grupo de cada região do país irá relacionar a análise da conjuntura ao processo da Recid em cada região. O debate segue com a plenária sobre as regiões, que será finalizado com a posição da assessoria.

Logo, haverá a socialização dos processos nos estados através da partilha sobre os processos políticos pedagógicos vivenciados, tais como planejamento, questões, dificuldades encontradas. Este debate está previsto para a manhã do dia 21 e encerrar às 16h.

No segundo dia, 17, durante a manhã, haverá uma plenária para apresentação da síntese das regiões e de questões levantadas a partir da síntese da organicidade, encerrando com um debate geral.

No que se refere à organicidade da Recid, será feito um aprofundamento teórico e conceitual de organicidade, ou seja, como se relaciona com a idéia de um projeto político na tentativa de aprofundar experiências de organicidade e formas de organização a partir de projetos políticos históricos.

Pela parte da tarde, pretende-se construir e consolidar as diretrizes organizativas da Recid, partindo das sugestões das avaliações, dos estados e dos acúmulos que já se tem.

No dia 18, serão discutidas propostas para o 11° Encontro Nacional.

Comunicação

Ficou definida a produção dos vídeos da Recid, previstos no orçamento do projeto para 2011. Os vídeos devem ser formativos, ou seja, devem transmitir a metodologia do trabalho popular. O segundo deve dialogar com as diversas experiências de projeto popular para o Brasil.

Referente ao site da Rede, um grupo de trabalho irá administrar a política editorial, as ferramentas de comunicação instantânea e demais questões que surgirem no decorrer da realização do projeto.

Será retomada a produção do informativo virtual bimestral. Além disso, será feito um folder institucional da Recid para divulgação. Para o seminário com os movimentos sociais: “Brasil, questões e desafios atuais”, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro, um cartaz ajudará na divulgação.

Gestão

O grupo de gestão da Recid discutiu inúmeras questões sobre o andamento do projeto. Entre elas, foi falado sobre o relatório de execução físico-financeira do Instituto Paulo Freire (IPF), além de serem dados informes sobre o desligamento de educadores.

Também foram debatidos temas relacionados ao processo de contratação de entidades e educadores através do CAMP, com base no orçamento 2012 da Rede.

Como encaminhamentos de curto, médio e longo prazo, foram retomados os encaminhamentos do 10º encontro e também do encontro de gestão. Ficou decidido buscar informações dos estados que realizaram a oficina de gestão e pedir relatório do processo.

Além disso, a equipe planejou a construção inicial das diretrizes de gestão compartilhada, previstas no planejamento de 2011, incentivando a interseção entre as equipes com a finalidade de superar os limites impostos pela divisão em equipes que nem sempre dão conta da complexidade da Rede. Foi destacado também que a gestão deve ser pensada como parte do todo.

Foram feitas algumas propostas para o campo de formação e para serem realizadas ações da sustentabilidade. Ficou definido que o plano de ação deve ser apresentado até o dia 05 de setembro.

Articulação Política

Selvino Heck, Assessor Especial do Presidente da República, participou da equipe de articulação política da Recid e colaborou bastante fazendo uma análise de conjuntura interna do governo Dilma.

Segundo ele, “a presidente Dilma está decidida a lutar contra a corrupção que está sendo denunciada. É necessário ter bastante cuidado para que esses acontecimentos não impeçam a governabilidade. Ela tem demonstrado muita habilidade, pois não tem deixado de fazer o diálogo com a sociedade civil (Marcha das Margaridas, CUT, etc.)”.

O assessor destacou que a leitura que se faz hoje é a de que Dilma conseguiu controlar a situação causada pelos escândalos de corrupção. Atualmente, com a crise econômica, o quadro ficou bem mais complicado e uma série de medidas está sendo tomada para superar essa crise.

Após a sua fala, o grupo voltou ao debate sobre organização de uma proposta de pauta e metodologia para a 2ª Reunião Ampliada. Foi discutido sobre qual seria a participação da Recid nesses espaços e como ela ocorrerá. Ficou definido, também, que se deve fazer um debate político dando visibilidade à Recid nos grandes espaços de mobilização na próxima reunião ampliada.

Como encaminhamento, foi destacada a necessidade de amadurecer e mapear os canais estratégicos de interlocução com o governo e, também, criar uma política de articulação e mobilização da Rede para um melhor funcionamento interno da equipe da Recid.

Por: Daiani Cerezer/D3 Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 4 =