Recid MS

Recid/MS e outros movimentos sociais organizam o Tribunal Popular da Terra

Recid MS

Debate Tribunal Popular da Terra

   No último sábado (27) a Rede de Educação Cidadã do Mato Grosso do Sul e alguns movimentos populares, realizaram oficinas de formação para organizar e estudar sobre o Tribunal da Terra.

   O Tribunal Popular da Terra (TPT) que possui caráter crítico, formativo, articulador e mobilizador, surge após a repercussão política e o resultado positivo do Tribunal Popular que aconteceu em 2008 onde se colocou o Estado brasileiro no banco dos réus, na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.

   Sob a idéia de analisar profundamente e julgar alguns crimes institucionais emblemáticos ocasionados a partir de uma ação opressora do capital que visa o encarceramento da classe trabalhadora, o TPT se consolida no sentido de articular os diversos grupos existentes, para também discutir os crimes cometidos pelo latifúndio, em aspectos econômicos, políticos, jurídicos e sociais da questão agrária no Estado e no país.

   Os movimentos populares do MS, organizam neste ano de 2011, o Tribunal Popular da Terra com o objetivo de discutir a situação das populações do campo e da cidade, sob a perspectiva da terra e territorialidade. Com o cuidado de refletir sobre as opressões crescentes no campo nos últimos anos, em decorrência do agronegócio e do neodesenvolvimentismo.

  Foi um dia de debates na sede do MST/MS (Movimento sem terra) em torno da Estrutura Fundiária e Questão Agrária em MS bem como os objetivos e organização do tribunal. No próximo dia 24 de setembro os movimentos: RECID-MS (Rede de Educação Cidadã – MS), CIMI (Conselho Indigenista Missionário), CPT (Comissão Pastoral da Terra), Comissão Estadual de Justiça e Paz da CNBB Regional, ADLESTE (Associação dos Docentes da UFMS – Três Lagoas), CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), Movimento dos Sem Terra, Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, CSP – Conlutas, Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas, Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), PSTU-MS e PT-MS, organizam um seminário em continuidade as oficinas realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =