Recid/ BA realiza reunião do coletivo estadual de educador@s populares em Itajuípe

Educadores/as Populares, reunidos em Itajuípe-Ba

A Rede de Educação Cidadã – Recid/ Bahia realizou em 24 e 25 de agosto, no Memorial Adonias Filho, em Itajuípe, uma Reunião de seu Coletivo Estadual de Educadore/as Populares com o objetivo de consolidar o Planejamento de suas Atividades Estadual e Microrregional para os próximos oito meses no Estado, de acordo com as quatro Linhas Nacionais de Ações, consolidadas na 1ª Reunião Ampliada da RECID e o PNF. A Bahia será contemplada com 98 oficinas a serem realizadas em oito regiões (Chapada Diamantina, Extremo Sul, Metropolitana, Recôncavo, Sertão Produtivo, Sisal, Sudoeste, Sul), além de encontros microrregionais e estaduais. A entidade âncora estadual contratada para executar as atividades é a Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais – Abará que terá como gestora a educadora popular Rita Batista, além de oito Educadores/as Populares contratados e inúmeros voluntários.

imagemBA_8_9Estiveram presentes na abertura do evento a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Lima e equipe de professores locais, o Gerente de Cultura, Leandro Junquilho, a Diretora do Memorial Adonias Filho, Silmara Oliveira e o presidente da Abará, Fausto Barreto Nascimento. A Secretária deu as boas vindas a todos, ressaltando sua admiração pelo mestre e educador popular Paulo Freire, inspirador dos trabalhos político-pedagógicos da Recid. O Gerente de Cultura Leandro Junquilho colocou-se à disposição de todos para os trabalhos durante o encontro. Silmara Oliveira falou sobre a importância do escritor Adonias Filho para a literatura nacional convidando a todos para visitar o acervo do escritor e Fausto Barreto, em nome da Abará, desejou que o evento “seja coroado de sucesso, em paz e harmonia e com as bênçãos do grande arquiteto do universo”.

No primeiro dia do encontro houve um momento de estudo, abordando aspectos da formação político-pedagógica do educador popular, dentro da metodologia freireana, além da partilha dos processos e lutas vivenciados pelos/as Educadores/as em suas microrregiões durante o período de tramitação da contratação da entidade âncora estadual. No segundo, a organização das atividades e calendário, Oficina de Gestão Compartilhada – Informes e Procedimentos, Encaminhamentos e Avaliação do encontro. A Educadora Popular da região Sul, Rita Batista disse que a reunião “foi muito importante para definir uma nova etapa de trabalho, tanto na Gestão Compartilhada, quanto nos processos políticos Pedagógicos, considerando que estamos com uma nova entidade âncora estadual, que é a Abará”. O representante do Talher Nacional e acompanhante da Bahia, Wilian Bonfim, presente na reunião, reiterou a boa receptividade obtida pelos educadores em Itajuípe: “acredito que será uma parceria que renderá bons resultados, na Bahia, para a formação que pretendemos realizar”, finalizou.

Ascom-Abará. Fone: 73 99296150 – Foto: Marcos de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =