Recid PB

Feira de Troca Solidária é realizada na Paraíba

Recid PB

O evento foi uma ação de mobilização ao Grito dos Excluídos 2011.

O evento foi realizado no dia 31 de agosto no Centro de Vivência da Universidade Federal da Paraíba. Intitulado como o “O Dia do Não Dinheiro” teve o objetivo de estimular a troca de produtos e serviços.

No período da manhã foram realizadas duas oficinas, a primeira abordou a do 17º Grito dos Excluídos que tem como lema: “Pela vida grita a terra… por direitos todos nós”, como momento de fusão das reivindicações e lutas de todos os movimentos sociais no Brasil. Durante o Grito desse ano serão refletidos os seguintes eixos: Trabalho; LGBT, Gênero e Etnia; Políticas Públicas; Meio Ambiente; Criminalização dos Movimentos Sociais; Memória, Mística e Utopia. A segunda trabalhou a temática da Troca Solidária, na qual se esclareceu a dinâmica e metodologia da Troca Solidária, entendendo sua prática como forma de exercitar uma outra forma de atender as necessidades básicas, através de outras relações econômicas como a troca de produtos e serviços entre produtores (as). A troca solidária é uma das modalidades da economia solidária, que tem como princípio: a autogestão, relações solidárias, o trabalho, a produção e a comercialização coletiva.

Durante a tarde foi realizada a Feira de Troca Solidária. O evento expressou a heterogeneidade do movimento de economia solidária da região da Zona da Mata paraibana, advindo de grupos produtivos de jovens e mulheres com produção de artesanato, trabalhos manuais, produtos de higiene e limpeza, panificação, terapias complementares e da agricultura familiar.

Para os visitantes que não dispunham de produtos/serviços para troca, era necessário trocar a moeda corrente pela “moeda social” chamada de “oxente”, disponível no “Ecobanco” da Feira para aquisição dos produtos/serviços disponíveis na feira. Durante a feira, houve apresentações culturais como, cantores, contadores de causos, músicos e Grupo de Teatro com o espetáculo Boi de Feira, da ONG Amazona. Os produtos e serviços disponibilizados para a troca foram os mais diversos: artesanato, trabalhos manuais, produtos de higiene e limpeza, bijouterias, artigos de mesa e banho, souvenirs, acessórios de embelezamento, produtos ornamentais, produtos agroecológicos, serviços de massagens: reflexologia, da cadeira, ventosa

As entidades que promoveram a ação foram: a AMAZONA – Associação de Prevenção a AIDS, a Rede de Educação Cidadã (RECID), Assembléia Popular da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba e Grupos Produtivos de João Pessoa.

Feira de Troca Solidária

É um espaço para trocar produtos, serviços e saberes sem o uso de dinheiro, de uma forma solidária e promovendo a cooperação em vez da competição.

Moeda Social

Tem a função de facilitar a trocas de produtos, serviços e saberes para ser utilizada durante o acontecimento do evento.

Ecobanco

É o mecanismo responsável pela emissão, controle, distribuição e retirada da moeda social de circulação num espaço de trocas solidárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =