imgquemsomos

Encontro Estadual Recid São Paulo Setembro 2011

Encontro de Planejamento do Estado.

 

“A pessoa conscientizada tem uma
compreensão diferente da história e
de seu papel nela. Recusa acomodar-se,                                     
mobiliza- se para mudar o mundo.”
(cartas à Cristina, 1994)

 

Saudações a todos(as) da Rede de Educação Cidadã

Nos dias 10 e 11 de Setembro 2011 realizou-se o Encontro Micro Estadual com o objetivo de  dar continuidade ao Planejamento da RECID/SP a Luz do PPP na Construção do Projeto Popular para o Brasil a partir do trabalho de base desenvolvido pelas entidades e coletivos participantes da Rede no estado.

O pessoal da Zona Sul chegaram em peso no dia 9 à noite e trabalharam arduamente na organização  do encontro para que tudo ocorresse nos conformes. Em seguida, direto de Brasília para Sampa fomos brindados com a grata presença do companheiro Willian Bonfim que com seu jeitinho
goiano acompanhou os trabalhos à Luz do PPP.

Instalamos-nos no Centro de Formação Sagrada Família que fica localizado no bairro do Ipiranga do ladinho do Museu do Ipiranga onde Dom Pedro I deu o grito: “Independência ou Morte”. A comida,instalações e acolhimento foram nota 10,ouvi alguém dizer que queria ter dois estômagos.E é claro que não faltou um passeio nos arredores.

E como educação popular só se faz com muuuuita iniciativa à companheira Iraci deu o ponta inicial à metodologia freiniana. No dia 10 pela manhã na hora combinada chegou o pessoal da Zona Leste. E após um café reforçado demos início a mística: Leitura da Realidade “da denúncia ao anúncio” teatro do oprimido, com a dramatização de cenas de dominação e violência, para a reflexão da banalização e aceitação destas ocorrências no nosso meio.

Seguimos com a apresentação dos membros do grupo ali presentes. Cada participante falou resumidamente sobre seu coletivo e seu trabalho de educação popular. Os trabalhos seguiram neste sábado com a coordenação do Alan e do Rodrigo que marcaram acirradamente os horários é claro que sempre com Bom Humor. Fizemos um estudo da realidade de nossas práticas de base.

Na seqüência a educadora/gestora: Fabiana fez uma exposição e aprofundamos os Conceitos á luz do PPP: Organização popular; Trabalho de base;Projeto Popular para o Brasil.
Os educadores(as) responderam as questões: Onde queremos chegar?  Que lutas vamos fortalecer?

Queremos efetivar o 6º Princípio do PPP na RECID –SP.

Queremos ampliar a abrangência da RECID-SP, fortalecendo sua estrutura no estado para num futuro próximo aglutinar outros coletivos e organizar conjuntamente ações de integração local, garantindo a continuidade do trabalho de base.

Queremos a luta pela melhoria da educação e como não há movimentos que abordem o tema pensamos em usar a formação na educação popular para disseminar os conceitos almejados referentes à educação nos núcleos formais. Vamos apoiar: Fé e Política, FREPOP, 20 de novembro, Movimento de Mulheres e Juventude.

A partir da análise e reflexão sobre a caminhada da Rede de Educação SP ,os/as educadores/as sentiram também a necessidade de estabelecer acordos mínimos para melhor organizar a nossa prática e compromissos tendo em vista o fortalecimento de um trabalho pautado na construção coletiva dos compromissos, papéis e tarefas. Identificamos os princípios do nosso Projeto Político Pedagógico e as diretrizes que devem orientar esse processo, como segue abaixo.

PRINCÍPIO 6º: COMPROMISSO COM O PROCESSO FORMATIVO PARA TODOS (AS) OS(AS) ENVOLVIDOS(AS), GARANTINDO A INTENCIONALIDADE POLÍTICA DESTE, O EXERCÍCIO DE PAPÉIS DIFERENTES ENTRE EDUCADORES(AS) E EDUCANDOS(AS), MOMENTOS DE PLANEJAMENTO, DE ESTUDO APROFUNDADO, DE REGISTRO, DE SISTEMATIZAÇÃO E DE AVALIAÇÃO

Diretrizes:
6.3 Criar e utilizar instrumentos coletivos de planejamento, acompanhamento contínuo, registros, sistematização e avaliação dos processos de formação permanente.
6.4 Buscar a coerência entre o dizer e o fazer na práxis da educação popular como um processo de crítica, autocrítica e de humanização.

PRINCÍPIO 11o: IDENTIDADE, HORIZONTALIDADE E ORGANICIDADE DA REDE

Diretrizes:
11.1 Estabelecer e fortalecer espaços e meios para assegurar a democratização da comunicação, informação e partilha de conhecimento e das experiências em toda a Rede de Educação

11.3 Estruturar, fortalecer e garantir a identidade da Rede de Educação Cidadã em um processo de gestão política colegiada, pedagógica e econômica, compartilhada, alternada, horizontal e transparente, evitando estruturas hierárquicas de poder.
E no domingo por volta das 15h encerramos mais está pequena trajetória de estudo/reflexão e aprofundamento da educação popular crítica  à luz do PPP.

Finalizamos com uma ciranda aos acordes do violão do querido e novo integrante da equipe Jorge ecoando a canção: Caminhando e Cantando Caminhando e cantando e seguindo a canção.Somos todos iguais braços dados ou não.Nas escolas nas ruas campos construções.Caminhando e cantando e seguindo a canção…

Cleusa Rodrigues
RECID/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 7 =