Euclides Mance aprofunda o tema da organicidade da Recid

O segundo dia da Reunião Ampliada da Recid, 17 de setembro, iniciou com uma plenária em que foram apresentadas as sínteses dos debates sobre a organicidade da Rede, feitas pelos grupos de diferentes regiões do Brasil no dia anterior.

Euclides André Mance, apoiador de redes colaborativas, particularmente no campo da economia solidária, foi o responsável pelo aprofundamento teórico e conceitual de temas como a organicidade e sustentabilidade de redes e organizações sociais. Ele explicou a forma como estes temas se relacionam com o projeto político e metodológico da Recid.

Mance destacou que “a organicidade de uma rede está assentada na confiança entre todos que supõe a humildade, o amor e a fé na capacidade de cada um em colaborar com a nossa educação, com nossa libertação pessoal e coletiva, com a humanização de todos e de cada pessoa em particular”.

Sobre democracia e economia, fez algumas observações:

– Sob o capitalismo ocorre a negação da democracia na esfera econômica: manda quem tem capital;

– Na economia solidária temos a afirmação da democracia na esfera econômica: todos podem participar e decidir;

– Democracia Antiga (Grécia): a boa vida do homem livre, do cidadão, supõe o trabalho do escravo, que não é livre nem cidadão;

– Democracia Moderna: o bem-estar, proporcionado desigualmente às classes sociais, supõe o trabalho assalariado, submetido ao capital que o explora;

– Democracia Contemporânea Latino-americana: o bem viver de todos exige a autogestão econômica, a sustentabilidade ecológica e a interculturalidade dialógica.

Em relação ao Estado, Mance ainda ressaltou que é necessário desprivatizar, democratizar e avançar na participação popular.

Após a sua explanação, foram debatidos, em grupos, os acúmulos e diretrizes para organicidade da Rede.

Este segundo dia de reunião foi encerrado com uma noite cultural que contou com músicas, gastronomia e pessoas de todas as regiões do país, o que tornou a noite bastante rica culturalmente.

E, no último dia do encontro, 18, os participantes fizeram uma avaliação da 2ª Reunião Ampliada respondendo três questões principais.

A primeira delas foi em relação ao destaque geral do processo vivido na 2ª Reunião Ampliada. Sobre este questionamento, os participantes afirmaram que a avaliação foi muito positiva por ter proporcionado um aprofundamento do que é a rede e, inclusive, do horizonte dos educadores e o que as pessoas envolvidas com a Recid pretendem no que diz respeito ao projeto popular.

No que se refere aos elementos que contribuíram para o avanço do objetivo proposto, foi destacada a qualidade das assessorias técnicas, tanto da Eliane Martins, quanto do Euclides André Mance.

Para finalizar, foi falado também sobre alguns elementos que não colaboraram para a construção desta reunião.

Avaliando o encontro, de modo geral, os educadores afirmaram que o encontro serviu para conhecer melhor o projeto e a maneira como ele é conduzido em cada Estado do Brasil.

Por: Daiani Cerezer / D3 Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =