Sergio Bernardo

RECID SC no apoio ao movimento dos familiares dos apenados contra os mal tratos e a tortura

Sergio Bernardo

Mobilização dos familiares de detentos/as em frente ao presídio de Blumenau-SC.

A recid sc está inserida na luta dos familiares e apenados contra os mal tratos e a tortura. já ha alguns meses acompaha o processo na cidade de Blumenau onde o Centro de Direitos Humanos atua fortemente intervindo junto ao poder público denunciando os atos praticados contra os detentos. Esse processo cada vez mais opressor resultou em uma rebelião em que já se sabe contabiliza mortes. Confira o relato do Educador Sergio Bernardo, sobre o processo vivido nesse momento e a mobilização da comunidade pela construção de uma cultura de paz.

 

Nós da Rede de Educação Cidadã e do Movimento Nacional de Direitos Humanos estamos há muito tempo denunciando as condições de tortura nas instalações e na relação com os apenados. Em conjunto com familiares dos apenados, Movimentos Sociais e sindicais constituímos em 2010 o Fórum de Direito e Combate a Tortura dos Apenados no Presídio. Este Fórum elaborou uma carta denúncia a qual foi entregue a todo tipo de autoridades, desde o Movimento Nacional e Estadual de Direitos Humanos, ao poder judiciário Estadual, Federal e Regional, bem como ao executivo Estadual e Legislativo do Estado. O que era previsível aconteceu. Na quinta feira dia 29/09/2011, juntamente com parentes dos reclusos estive falando com a Juíza Corregedora e a Promotora de Justiça alertando que a situação é de “CAOS” dentro do presídio, onde os apenados fazem greve de fome em protesto a tortura. Tivemos êxito, sendo que a magistrada concordou depois de muita resistência, em requisitar exame de corpo delito nos detentos que apresentaríamos como torturados. Caso não conseguíssemos devido ao medo de represaria, então a Juíza iria escolher por amostragem 11 apenados para o referido exame. Na madrugada para amanhecer o dia 03/10/2011, de tanto sofrer com maus tratos iniciou uma rebelião, tendo como resultado muitos feridos, muitos espancados, dois queimados, um esfaqueado e lamentavelmente um óbito que vem sendo ocultado pela direção do órgão. As mães e esposas como um ato de coragem vem de forma organizada protestando em frente ao Presídio com gritos de guerra, faixas e cartazes, enfrentando a austera força repressiva do Estado, xingamentos entre outras formas de humilhação. Falamos com a Secretária da Execução Penal do Estado, com promotora, com Juíza, com Diretor de Presídio, com Deputada, com Juiz corregedor do Estado, com autoridades da Secretaria de Estado, mas o fato é que os familiares continuam sem notícia dos apenados.

http://recidsc.blogspot.com/

Em_frente_ao_presdio_de_blumenau_SC.jpg
Mobilizao_de_familiares.jpg
mobilizao.jpg

[iframe width=”420″ height=”315″ src=”http://www.youtube.com/embed/J0qHUHLnHwE” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Um comentário em “RECID SC no apoio ao movimento dos familiares dos apenados contra os mal tratos e a tortura

  1. boa tarde , venho por meio desde email pedi a ajuda de vcs para denunciar o abuso que vem acontecendo no presidio de blumenau ,eles estao deixando os presos sem receber a vizita muito menos a entrega da sacola com a alimentaçao da semana e os produtos de higiene ,sabemos que se estao la pq erraram mais isso nao justifica eles impedirem a entreda das salacolas com a alimentaçao pois e um direito deles , e esta na parede do lado de fora bem grande pra todos lerem que iram ficar mais 15 dias sem receber vizita e sem entrar qualquer tipo de sacola pra eles , como podem proibir ate o produto de higiene isso nao tem fundamento , peço em nome de todos os familiares que estao desesperados aqui do lado de fora sem nen saber o que esta se passando la dentro .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =