Seminário: Brasil, questões e desafios atuais

Entre os dias 20 e 21 de outubro, a Rede de Educação Cidadã realizará o Seminário: Brasil, questões e desafios atuais. A pauta central do evento é o debate sobre as raízes históricas da miséria e sua relação com o modelo de desenvolvimento em curso no país, identificando desafios atuais para a organização popular e o fortalecimento do Projeto Popular.

A metodologia do seminário segue inspiração freireana, organizada em duas “Rodas de Diálogo” e três “Círculos de Cultura” em torno dos eixos consensuados para o debate. “O desenvolvimento em curso no Brasil” é tema da grande roda de abertura. O primeiro círculo de cultura terá como eixo o “Brasil sem pobreza e miséria” contando com contribuições de Márcio Pochman (Ipea), João Pedro Stédile (MST) e Graciela Rodrigues (Rebrip e Instituto Equit). O segundo tratará do tema “A democracia e a reforma do sistema político”, com Nathalie Beghin (MDS) e Roberto Vizentin (MMA e Contag). O debate no terceiro círculo girará em torno do tema “Educação popular, movimentos sociais e políticas públicas”, com Pedro Pontual (Secretaria Geral da Presidência da República), Vera Dantas (Aneps), Vanderlúcia Simplício (Pronera) e Osvaldo Peralta Bonetti (Ministério da Saúde). A síntese do aprofundamento e proposições de cada círculo embasará a segunda grande roda de diálogo, quando todas as propostas serão discutidas e consolidadas para encaminhamento.

Visando o aprofundamento do diálogo, serão explorados temas como a noção de bem viver, o desenvolvimento humano e a questão ambiental; a reflexão sobre o modelo de reforma política proposto pelo Congresso Nacional e pela Plataforma do Movimentos Sociais; a relação das questões estruturais do modelo de desenvolvimento com as questões e problemas atuais; e o compartilhamento de experiências de movimentos e organizações na busca pela construção de articulações e processos educativos.

Participarão do seminário a Comissão Nacional e o Talher Nacional, educadores/as populares da Recid dos estados e DF e mais três lideranças dos movimentos: Via Campesina, Marcha Mundial de Mulheres, indígenas, quilombolas, população de rua, catadores, LGBT, estudantes, pastorais sociais, Aneps, Mops, Coletivo Intervozes, Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Meb e Cáritas Brasileira, além de outros movimentos nacionais convidados.

O Seminário Brasil é uma realização da Recid, Instituto Paulo Freire, Secretaria Geral da Presidência da República e Secretaria Especial de Direitos Humanos. Acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Formação Vicente Cañas-CIMI, em Luziânia Goiás.

Clique no link abaixo para acessa o folder do Seminário.

Folder Seminário Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =