foto: Valdemar Lourenço

SEMINÁRIO: COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE (CEBS) E A CIDADE

foto: Valdemar Lourenço

Povo que ousa sonhar…

RedeExtremoOeste/SC mobiliza-se por JUSTIÇA E PROFECIA NA LUTA PELA VIDA!         

 Do núcleo de São Miguel do Oeste                                                                                                                                                                                                                                                 

 O seminário aconteceu de 29 – 30 de outubro 2011 e contou com o apoio e organização de um coletivo de entidades e movimentos, entre eles, Paróquia São Miguel Arcanjo, Pastorais Socias, Movimentos das Mulheres Trabalhadoras Urbanas (MMTU), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Sindicatos, Movimento Negro e grupos de resistência cultural, capoeira e percussão, entre participantes de outras cidades do Extremo Oeste e Chapecó.

CEBs_SMO_2Motivados pelo tema: justiça e profecia na luta pela vida!
O Seminário começou com a mística dos núcleos de Igreja, representando os encontros nas casas, reuniões envolvendo todas as famílias residentes na proximidade. 
A Pastoral Social Diocesana deu as boas vindas e fez uma avaliação sobre Igreja nas Casas, descentralizando e valorizando a espiritualidade libertadora com as pastorais sociais. O Bispo fez a acolhida contextualizando sobre a opção da Teologia da Libertação, assumida pela CNBB na década de 1980 e a importância de uma Igreja que faz opção pelos excluídos e excluídas.

Uma assessoria foi feita pela militante lutadora Sirlei, da cidade de Quilombo, a qual questionou a Igreja que não reflete o engajamento nas lutas por justiça e organização do projeto popular, e reafirmou  ”quem luta reza e quem reza luta”, e falou da importância das organizações populares e dos grupos de resistência no trabalho de base. Na seqüência os participantes foram divididos em 04 oficinas com os seguintes temas: 1) Igreja no trabalho de base; 2) Juventude; 3) Movimentos populares e grupos de resistências; 4) Agroecologia e soberania alimentar;

CEBs_SMO_1

No retorno das oficinas as reflexões focaram estudo da conjuntura e crítica sobre o capitalismo e suas estratégias. “Nefastas ao ser humano, como armadilhas do capital  (lucro), em detrimento da divisão da classe trabalhadora”.

Os encaminhamentos desse seminário foram no sentido de que as Igrejas devem colaborar na formação, promoção e ações praticas para o projeto popular de sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =