Educadores e Educadoras da RECID/AM dialogam sobre a Comunicação que temos e a Comunicação que queremos.

A Rede de Educação Cidadã no Amazonas realizou nos dias 04, 05 e 06 de novembro, mais um Encontro Intermunicipal com o tema “A Comunicação Que Queremos: Quebrando O Silencio E Promovendo Com O Povo A Comunicação Popular”. O encontro foi realizado na Estrada AM 10, KM 07, no Centro de Estudos Maristas, com a participação de 35 pessoas, representante dos movimentos que compõem o coletivo da RECID no Amazonas, entre Manaus e a Região do Baixo Amazonas.  

O encontro iniciou com uma reflexão a respeito dos desafios da comunicação que temos no Estado, principalmente no interior, segundo seus representantes, as necessidades da população do interior do Amazonas são muitas, como luz, educação, telefonia móvel etc. O rádio é um dos meios mais populares de comunicação e que ainda funcionam historicamente se tornou um instrumento muito importante principalmente para quem vive em áreas mais isoladas do Estado. Mas infelizmente a maioria das rádios comunitárias do Estado estão nas mãos de parlamentares e da igreja, pouco são os comunitários que tem acesso a programas nas rádios.  

A professora e jornalista, Ivânia Vieira, nos ajudou no dialogo sobre o tema do encontro. Começou falando do índio Raioli, que antigamente andava com um gravador, um aparelho bem maior que um notebook, que saía agravando todas as promessas de políticos, para posteriormente cobrar. Falou do desafio que temos hoje na linha da comunicação virtual, a grande mídia que invade a casa da população todos os dias, alienando-os.  Precisamos refletir, que meio de comunicação alternativa queremos ser? Que princípios estamos elegendo nas comunidades? O importante é nessa busca, pensarmos a comunicação que temos e a comunicação que teremos. Devemos pensar de que forma somos emissores, transmissores? Que instrumentos temos? Como estamos trabalhando os conteúdos? Como estamos buscando a essência dessa coisa, para fazer existir essa comunicação alternativa? Como estamos utilizando essas ferramentas, dando um nó para que ela se caracterize como uma mídia a serviço das causas sociais? Como estamos fazendo para a nossa conexão existir?  

O grupo foi dividido em três oficinas para dialogar sobre o assunto e criar um produto a partir do dialogo; Redes Sociais uso do blogs e mídias alternativas; Mídia Impressa e Radio Comunitária. Os participantes da oficina sobre radio comunitária encenou um programa de rádio.  O grupo da mídia impressa construiu coletivamente, um jornal popular informativo, ferramenta alternativa para comunidades sem acesso aos instrumentos tecnológicos. Como produto final da oficina sobre Redes Sociais, foi construído um vídeo sobre o tema do encontro, comunicação sobre o uso das ferramentas das redes sociais.                    

No ultimo dia do encontro, fizemos um dialogo sobre a organicidade da RECID, como a RECID esta organizada no Estado suas atividades, em seguida os grupos dialogaram sobre a construção do Plano de Comunicação para RECID/AM, onde temos desde de oficinas de Teatro do Oprimido a uso das tecnologias para democratizarmos as informações, tornando nossa comunicação mais popular.

Oficina de Midia Impressa
Oficina Rede Sociais
Oficina de Radio Comunitaria
Jornal.ppt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =