3_mstica-encerremento_53

8º ENCONTRO ESTADUAL RECID ACRE

A Rede de Educação Cidadã Acre, realizou nos dias, 10 á 12 de fevereiro de 2012, em Rio Branco, o seu 8º Encontro Estadual com o tema: “Avaliar e Planejar para avançar nos sonhos – Possibilidades e Limites”, Objetivo Geral: Avaliar o processo vivenciado pela Recid Acre em 2011, pensar linhas de ação para 2012 e fazer estudo do texto base em diálogo com Projeto Popular para o Brasil e o fazer pedagógico da Recid-Acre partindo do PPP.

 

A sexta feira a tarde foi o momento de acolhida dos participantes que vieram das diversas bases que a rede tem no estado, representantes dos municípios de Brasiléia, Epitaciolandia, Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Plácido de Castro, Cobija (Bolivia) além da acompanhante nacional (Vera Lucia) e o coordenador da entidade âncora nacional – CAMP (João Marcelo). A sexta feira a noite foi marca pela forma lúdica que o secretario estadual de desenvolvimento social, Antonio Torres apresentou a Analise de conjuntura nacional e estadual, olhando para o momento em que o país e o estado do Acre se encontram (política, econômica e social), tendo como referência as eleições municipais.

3_mstica-encerremento_53As atividades do sábado começaram com uma linda mística que transmitia em sua essência o papel do educador/a, seus anseios e objetivos para o futuro. O texto base norteou os trabalhos pela manhã com a acompanhante nacional mediando esse momento em que foi feito o estudo do texto base e do Projeto Popular que queremos para o Brasil e para o Acre, em seguida foram formados três grupos que avaliaram o projeto popular para o Brasil, e a contribuição dos grupos e educadores/as para essa construção coletiva e individual. A tarde foi o momento de avaliar o planejado (avanços, limites, dificuldades/desafios) e pensar linhas para 2012 a partir das vivências de cada município. Em mais um momento em grupos foi feita a avaliação da Recid Acre a partir de sua organicidade: coletivo estadual, educadores contratados/as, voluntários/as, acompanhante nacional, Entidade estadual e nacional, comissão Nacional, parcerias estabelecidas em 2011, o que deve permanecer, o que tem que ser mudado, as fragilidades e avanços desse novo convênio. A noite de sábado é claro que não tinha como faltar a já tradicional noite cultural da Recid Acre com som ao vivo e a escolha do rei e rainha do encontro.

O domingo foi da gestão compartilhada, onde o coordenador do CAMP, João Marcelo trouxe os elementos da diferença entre termo de Parceria e Convênio, foi o momento de tirar as duvidas dos educadores/as que ainda não estão habituados a essas novas “burocracias”. Dando continuidade as atividades do dia; passamos aos informes acerca da conjuntura nacional; Reunião da região Norte, oficinas e os Intermunicipais – seus desdobramentos no estado do Acre – planejar o que falta tendo em vista o aditivo. Após a avaliação do encontro e da prestação de conta encerramos o encontro com uma bela e mágica mística que nos fez refletir sobre o que “eu digo sim”, em circulo sentados, com os pés juntos dizíamos sim àquilo que queríamos para nós e para nosso mundo.

“Eu digo sim a paz, ao amor, ao voluntariado, ao ser humano, eu digo sim a juventude, aos sonhadores, aos lutadores que fazem dos sonhos realidade, ao homem e a mulher que sabe o que quer e faz acontecer, eu digo sim aos sonhos, pois sonhar é parte de um planejamento…” (Educadores/as Recid Acre)

DIGA VOCÊ TAMBEM SIM ÀQUILO QUE VOCÊ QUER!

Um comentário em “8º ENCONTRO ESTADUAL RECID ACRE

  1. Eu digo sim a luta dos/as educadores/as populares da Rede de Educação Cidadã-Acre, em prol de um estado com mais justiça social, que deve olhar para a juventude fortalecendo-a no seu protagonismo juvenil.
    Parabéns pelo encontro que fortalece os nossos sonhos e nosso compromisso com a educação popular. Sabemos que a caminhada ainda tem muitos desafios, mas seguimos, pois não estamos só nessa caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =