Planejamento Coletivo um processo na construção do poder popular

O dialogo como processo essencial no planejamento de uma Rede

 

Nos dias 23 a 25 de março de 2012, a RECID – MT realizou o Encontro Intermunicipal de Planejamento com o Tema: Construindo Projeto Popular em Dialogo com a Diversidade de Experiencias e Estratégia Politica da RECID”. Foi um momento muito rico de construção pois contou com pessoas de todos os nucleos da Rede e de varios municipios do Estado onde a Rede vem desenvolvendo trabalho de base, além disso participaram dos diversos Movimentos Sociais rurais e urbanos que tem ajudado construir a RECID.

O momento foi muito rico de troca de experiencia, estudo e que encerrou com o planejamento dos nucloes para o ano de 2012, construido de forma bastante dialogada e participativa. Tendo por principio os ensinamento de Freire, como exposto na citação abaixo: “A conscientização não pode existir fora da ‘práxis’, ou melhor, sem o ato ação-reflexão. Esta unidade dialética constitui, de maneira permanente, o modo de ser ou de transformar o mundo que caracteriza os homens” (Freire, 1980) e pensando a formação humana a parte da ideia de Gramsci:

“Criar uma nova cultura não significa apenas fazer individualmente descobertas ‘originais’; significa também e sobretudo difundir criticamente verdades já descobertas, ‘socializá-las’, por assim dizer, transformá-las, portanto, em base de ações vitais, em elemento de coordenação e de ordem intelectual e moral.

O fato de que uma multidão de homens seja conduzido a pensar, coerentemente e de maneira unitária, a realidade presente é um fato ‘filosófico’ bem mais importante e ‘original’ do que a descoberta, por parte de um ‘gênio’ filosófico, de uma nova verdade que permaneça como patrimônio de pequenos grupos de intelectuais.” (Gramsci, 1891-1937), Fizemos muitas descobertas mas também anunciamos as possibilidades de sonhos e realizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =