RECID SC REALIZA ENCONTRO INTERMUNICIPAL EM SÃO MIGUEL DO OESTE

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.Paulo Freire

A Rede de Educação Cidadã – RECID SC, realizou nos dias 23, 24 de Março de 2012, encontro intermunicipal com a temática: Princípios da Educação Popular e a construção de uma nova concepção de mundo.

Este encontro teve entre seus objetivos: Exercitar, na prática, a descoberta do diálogo problematizador, como forma de desvelar a realidade e avançar na construção de uma nova concepção de mundo; para tanto durante a tarde do dia 23, educadores liberados e voluntários de todo estado, visitaram a Escola Estadual Osni Medeiros Régis Linha Mari Flor – São José do Cedro –SC, a qual tem atuado baseada na realidade da comunidade e atualmente é atendida por projeto de capoeira e percussão em parceria com a Acordar e o Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS do município. Na escola, tendo presente o Projeto Político Pedagógico da RECID em especial do Principio 1⁰ – COMPROMISSO COM O PROJETO POPULAR DE NAÇÃO – Diretriz 1.1 – Mobilizar, participar, construir e fortalecer as lutas contra-hegemônicas populares e anti-capitalistas de acordo com as especificidades locais, regionais, nacionais e continentais, considerando as experiências já existentes na Rede de Educação Cidadã e das entidades e movimentos sociais que a compõem, com comprometimento ético e partilha mútua, realizamos plenárias junto com a comunidade escolar, educandos e educadores. As plenárias possibilitaram o diálogo e a problematização de diferentes realidades entre elas:

1) Direitos, sistema carcerário e educação;

2) Sociedade Civil e sua atuação na construção de uma nova sociedade;

3) Direitos Humanos e RECID;

4) Práticas artísticas culturais;

5) Educação Ambiental. 

Na socialização das plenárias destaca-se a participação dos educandos e suas opiniões criticas sobre as temáticas, o que deixou todos os participantes mais animados na construção de um projeto popular. 

Ao final da tarde, uma dúvida entre os educadores, visitar a Argentina, a qual para muitos nunca esteve tão perto ou retornar a São Miguel do Oeste para não perder nada na do tradicional momento cultural que estava programado; Democraticamente, voto a voto, o momento cultural saiu vencedor e durante o mesmo, como sempre, novos talentos foram descobertos.

Dando sequência ao encontro, no dia 24, continuamos nossa formação com o objetivo de vivenciar o Principio 8 do PPP – Processo de Educação Popular como Prática para a Liberdade; Diretriz 8.3 Garantir a vivência dos três momentos metodológicos da Educação Popular Freireana: Estudo da realidade, Aprofundamento Teórico, Aplicação do Conhecimento. Este momento foi conduzido pela educadora popular e militante no movimento de mulheres camponesas – Sirlei Gasparetto, e foi regado é claro de muita animação e participação, chegando ao final do dia com compromissos assumidos pelo coletivo de educadores de cada núcleo da RECID no Estado na construção de uma nova sociedade.

A avaliação dos dois dias de formação e especialmente do momento de trocas de experiências com a escola, nos fez lembrar o sentimento de Paulo Freire:

“Em nenhum lugar do mundo onde estive, fiquei mais tocado do que aqui e agora” (em visita à Angicos – RN (28/08/1993).

Coletivo RECID Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =