ENCONTRO ESTADUAL DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

RECID – PARAÍBA  /  Encontro Estadual dos Movimentos Sociais

 


 

Nos dias 24 e 25 de Março de 2012, na  Universidade Federal da Paraíba ocorreu em João Pessoa – PB o Encontro Estadual dos Movimentos Sociais, promovido pela Assembléia Popular, Rede de Educação Cidadã – PB e outras várias mãos de outros Movimentos e Organizações Sociais da Paraíba com apoio da UFPB e de vários Sindicatos de Trabalhadores/as.

O Encontro teve como objetivo no primeiro momento realizar uma Análise de Conjuntura Local, Nacional e Internacional, com a motivação de afirmar os Projetos em disputa no mundo, no Brasil e em nosso Estado, analisar a ação e reação das organizações e movimentos sociais frente a essa realidade, em um segundo momento perceber, analisar as nossas práticas e experiências de projetos populares para o Brasil. Qual o Projeto Popular que estamos construindo para o Brasil? Esse foi o questionamento para realizarmos um resgate histórico dessas construções no Brasil e de afirmarmos nossas Bandeiras de Lutas para o Projeto Popular. Em um terceiro momento a partir das Bandeiras de Lutas, por mesorregiões identificamos quais as proximidades dessas lutas e onde juntos podemos fortalecer as lutas locais e estaduais, aproximando uma articulação dos movimentos sociais nessas regiões e construindo uma proposição de uma agenda conjunta para o Estado.

A presença de quase 190 pessoas com a representação de mais de 50 organizações e movimentos sociais de várias regiões do Estado, trouxe a expressão da diversidade como marca desse Encontro. A busca  de um espaço de convergência de diálogos e da necessidade de aproximar as várias lutas sociais fez desse momento um importante sinal de alianças e da necessidade de afirmar um Projeto para o Brasil. Os desafios em um espaço como esse também são latentes, a organização, a infraestrutura, e os encaminhamentos para a continuidade. Mas os desafios são o alimento para que continuemos a nos desafiar a provocar esses espaços.

Representantes dos Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra, Assentados rurais e urbanos, Atingidos por Barragens, Produtores da Agricultura Familiar, Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais, Mulheres, Juventudes,  Negros, de Luta por Moradia, com deficiências mentais, Direitos Humanos, Rádios Comunitárias, Sindical, Estudantes, Comunitários, Pastorais Socias foram as expressões que construíram essa momento e dispuseram-se a construir outros momentos de convergências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =