A Rede de Educação Cidadã do Pará (RECID), junto demais parceiros, o Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó –(CODETEM), juntamente com Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), Prefeitura Municipal de Portel, Instituto Peabiru, realizou nos dias 28, 29 e 30 de março de 2012, no auditório Manarijó, cidade de Portel, o II ENCONTRO DE GESTÃO TERRITORIAL DO MARAJÓ: Um Olhar Marajoara sobre a educação ribeirinha, tendo em vista a implementação do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó.
Como encaminhamento do encontro elaboramos uma carta onde resume as principais demandas levantadas durante os debates sobre a Educação Ribeirinha na Mesorregião do Marajó, bem como a gestão, implementação de vários programas que, na atualidade, apóiam o processo educacional junto às famílias ribeirinhas. Assim, elencam-se como exigências aos governantes para o avanço da educação no Marajó 6 Eixos onde contempla as carências da região no que se refere ensino de qualidade:
- EIXO I – Educação básica: olhando realidades e demandas
- EIXO II – Ensino superior: olhando realidades e demandas
- EIXO III – Gestão, financiamento, infraestrutura educacional, participação e controle social
- EIXO IV- Formação e valorização dos profissionais na educação
- EIXO V – Segurança alimentar e nutricional no contexto da educação ambiental
- EIXO VI: Políticas públicas educacionais: educação do campo popular e inclusão digital
- EIXO VII: Integração do programa federal nossa várzea ao programa brasil sem miséria como estratégia de fortalecimento da educação no campo/ribeirinha
O evento expressou muito bem o olhar da educação marajoara, mostramos e comprovamos que precisamos de uma política educacional diferenciada, por conta de nossa diversidade cultural e geográfica, respeitando nossa identidade. E que todos e todas compreendem que somos ribeirinhas e vivemos sobre influencia das águas e mares. Sabemos de nossos índices, muitas das vezes equivocadas por parte do governo, que nos coloca na qualidade de coitado, quando na verdade só precisamos de respeito e aplicação das políticas publica de acordo com nossa diversidade.
Participantes do encontro.
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