Gilson Lucena

Encontro do Coletivo Estadual da Recid Ceará

Gilson Lucena

Coletivo Estadual em reunião

Motivados pela mística da militância e da esperança, que nos imprime as cicatrizes das diversas lutas empreitadas/assumidas, nos reunimos, enquanto Coletivo Estadual da Recid Ceará, nos dias 16 a 18 de novembro de 2012, na nossa já conhecida e acolhedora Comunidade Chico Gomes/Crato – Ceará.

A metodologia do encontro se deu numa convivência harmônica, privando pela qualidade vida em sintonia com a natureza, o misticismo e alegria que a comunidade inspira. Os momentos de debate coletivo, sempre propositivos, configuraram-se em círculos de cultura, como bem nos legou Paulo Freire.

Iniciamos celebrando nossa mística que fez memória ao centenário do nosso querido Rei do Baião, Luiz Gonzaga, trazendo elementos cantados em suas músicas (religiosidade, nordestinidade, meio ambiente, sertanejos, estilo musical, etc.) e reflexão sobre sua contribuição/legado para o campo da educação e comunicação popular, bem como os nossos avanços e limites enquanto nordestinos/as, lutadores/as e educadores/as neste mesmo campo.

Após esse rico e festivo momento de reflexões abrimos um momento para os informes que se seqüenciaram na seguinte ordem: andamento das atividades nas regiões, acúmulos da Reunião Ampliada, Encontro Nacional de Juventude, Encontro da ANEPS, Fórum Araripense, VIII INCONASA, Plenária Nacional de Economia solidária e Acampamento da Juventude do Levante Popular da Juventude.  A partir destes e com o acréscimo da leitura da nossa Segunda Carta Pedagógica de 2012, leitura crítica dos processos e resultado das eleições municipais, realizamos, de forma bem prática e pé no chão, nossa análise de conjuntura enquanto movimentos articulados em rede estadual e nacional.

Outro importante momento que empreitamos foi realizar, a partir de questões geradoras, a nossa avaliação enquanto Recid Ceará, mirando olhar sobre nossa organicidade, demais políticas da Rede, e ainda sobre nossa atuação nos espaços que ocupamos enquanto representantes do estado do Ceará*.

Durante o encontro, tivemos a oportunidade de entra em sintonia não só com as pessoas queridas do Chico Gomes (que aqui preferimos não citar nomes em específicos, já que todos/as são muito importantes no caminhar da comunidade), mas com todos os elementos que a compõe. Um destes foi a realização de uma Trilha ecológica, fazendo caminhada a Fonte d’água dos Ferreiras. Ao retornarmos socializamos o Calendário previsto para 2013 e partilhamos o Plano de Trabalho da Rede para 2013 (Cronogramas, ações/espaços para atuação, acordos, tarefas, etc) e a partir, e em diálogo com esses acúmulos, realizamos e partilhamos o nosso Planejamento Estadual (regionais e estadual) a partir do que agregamos da leitura conjuntural e desafios apresentados, para os processos políticos e pedagógicos desencadeados e vivenciados nas regiões/estado bem das motivações para a comemoração dos 10 anos da Recid.

Finalizando o nosso encontro e já com saudades dos comunitários e convivência com a mística do Chico Gomes, deliberamos sobre a Indicação dos educadores/as para representar o NE na Comissão Nacional (CN), cabendo neste momento uma rápida explicação sobre o que é a CN, apresentação e contextualização dos nomes indicados pelos estados, e em seguida houve consenso na indicação dos seguintes nomes: Gilson (CE), Inês (AL) e Simone (PE), sem desmerecer as demais indicações. Encaminhamos a realização do nosso I Encontro Estadual das Juventudes da Recid Ceará; que os Coletivos Regionais se articulariam no mês de dezembro e que nosso próximo encontro do Coletivo será nos dias 18 a 20 de janeiro, com local a definir. Ainda reservamos um momento para Gestão/Nacional e Estadual trazendo informações do atual convênio/metas estabelecidas, do novo convênio e seus desdobramentos e realizamos a prestação de contas das oficinas e entrega de documentos para finalização do Convênio.

Encerrando, avaliamos que fomos exitosos na proposta de pauta e objetivo e que acertamos na metodologia do encontro. Então nos despedimos com a certeza de que esta atividade nos ensinou a importância de sempre estar se auto-avaliando, tanto internamente quanto externamente, a fim de projetar-se no futuro e avançar na construção do nosso Projeto que é o Popular de Nação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =