II Dia do IV Macro Norte Macapá-AP

No segundo dia do Macro Norte, iniciamos as atividades com a mística do banho de cheiro e elementos da natureza, fazendo assim uma homenagem à mãe terra, Eu amo você terra minha amada, Minha oca meu iglu, minha casa, Eu amo você pérola azulada conta
No colar de deus, pendurada, A benção minha mãe
…”

Um momento importante foi a oficina: A comunicação no contexto nacional e os desafios para a educação popular, mediada  por Gustavo Castro do Coletivo Soy loco por ti. Esta reflexão nos apresenta um cenário em que a correlação de força de comunicação das grandes mídias, nos preocupa. Já que as rádios comunitárias estão em situação precária, resultando assim no desaparecimento de muitas destas. Nesse mesmo contexto, tivemos uma visão sobre as mídias livres, que é um contraposto às mídias não livres. A partir do exposto, somos desafiados a pensar sobre os desafios que estão postos, na tentativa de tentar supera-los, uso para isto a comunicação livre e popular como alternativa.

Em seguida a educadora Alânia Cerqueira da Macambira Sócio Cultural-SP, nos trouxe a cultura popular urbana das periferias de São Paulo, onde se tem a intensificação dos Saraus Culturais, Cultura Hip Hop, funk e seus estilos, mostrando uma nova aurora cultural vinda do meio do povo, transformando os espaços noturnos destes subúrbios em verdadeiros espaços de debate e efervescência cultural fazendo interação com os educadores da Rede de Educação Cidadã.

A tarde foi reservada para oficina: comunicação e Áudio/visual, mas uma vez a cargo de Gustavo Castro, que tinha como objetivo preparar os educadores dos 06 estados para fazerem a sistematização áudio/visual dos mesmos. Roda de conversa: A intervenção do Estado na Amazônia- Organização, discursão e conflito com movimentos sociais com Ramon Cajui. Roda de conversa Agitação e Propaganda-socialização da vivência/oficina do levante popular da juventude e formação política a cerca do conceito e prática de sensibilização/mobilização pela cultura e arte, com Taís Carla e Gloria de Rondônia. Ao final do dia compartilhamos o que foi debatido e produzido nas oficinas temáticas.

Para o encerramento do dia assistimos ao vídeo do VI Fórum PANAMAZONIA, apresentação de programação do mesmo, que nos enche de perspectiva e ansiedade para mais uma discursão sobre o povo amazonida.

Um povo que ousar sonhar constrói uma Amazônia Popular!!

Gustavo - Soy Loco por Ti Alânia DSC06654 DSC06663 DSC06672

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =