A RECID no Sul de Minas

Módulo do curso “Realidade Brasileira” foi aplicado no IFSULDEMINAS, campus Machado

Por comunicacao em seg, 01/06/2015 – 08:27

Nos dias 23 e 24/05, foi realizado no Centro de Excelência do Café/IFSULDEMINAS – Campus Machado, o primeiro módulo do 2º curso de Realidade Brasileira Sul de Minas que integra o projeto de extensão da UNIFAL-MG Realidade Brasileira: Fórum Sul Mineiro de Movimentos Sociais.

Coordenado pelos professores Gleyton Trindade e Adriano Santos, o projeto conta com a participação de professores de diferentes áreas do Instituto de Ciências Humanas e Letras e é resultado de uma parceria interinstitucional que envolve a UNIFAL-MG, a UFLA, o IFSULDEMINAS – Campus de Machado e Inconfidentes – além de movimentos sociais e organizações civis do Sul de Minas.

“O projeto e curso buscam integrar os diversos saberes acadêmicos e populares numa perspectiva crítica que articula os processos educativos formais e não formais com o objetivo de criar um espaço de formação, articulação e fortalecimento das organizações e movimentos sociais na região sul mineira”, explicam os coordenadores.

Em seu primeiro módulo sobre Educação Popular, o curso contou com a participação de mais de 40 organizações civis de 26 cidades que integram a região. Além dos módulos que tratarão da Realidade Brasileira (Formação Econômica do Brasil; Formação Social do Brasil; Questão Agrária; Mundos do Trabalho e Educação Popular) ao longo de 2015, estão previstos ainda os Seminários Realidade Brasileira.

Neste ano, duas edições dos seminários já foram realizados: a 2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária; e “Uma conversa sobre Educação Popular” que ocorreu no último dia 22/05, com a participação do Educador Popular do Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapiência (CEPIS), Ranulfo Peloso, transmitido em tempo real para mais de 400 estudantes de pedagogia do EAD-UNIFAL-MG.

O projeto Realidade Brasileira: Fórum Sul Mineiro de Movimentos Sociais conta com recursos e apoio do Proext/MEC e da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Adriano Santos e Gleyton Trindade, coordenadores do projeto de extensão Realidade Brasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =