Sistematização, um passo a mais!

Brasília-DF, 20 de julho de 2010. Carta Circular nº 04. Instrumental analítico da Sistematização. Nesta página você vai encontrar dois textos: “Sistematização, um passo a mais!” e “Compreendendo o Poder Popular“.

Caros(as) educadores(as),

Conforme combinamos na 2ª Ciranda, realizada em maio/junho passado, escreveríamos para encaminhar o procedimento de continuidade do processo de sistematização.

A equipe de Coordenação do Processo de Sistematização leu todos os textos da primeira fase que corresponde à “reconstituição histórica” enviados, incluindo o doseu estado. Os textos, de um modo geral, estão muito bons!

Percebemos que os(as) educadores(as) se esforçaram bastante para que isso acontecesse. Mas agora vamos dar um passo a mais para qualificar o nosso processo de sistematização, que é o que estamos chamando de “análise da experiência”.

Esta fase tem o objetivo de fazer um olhar para a experiência que vivemos/construímos no Estado, à luz do nosso eixo (a construção do poder popular na Recid) para perceber as contradições desta experiência mas também perceber os nossos acúmulos, limites e aprendizados.

Para tanto, estamos enviando, como na primeira fase, o instrumental que segue abaixo. Trata-se de uma estrutura na qual o texto desta fase deverá ser organizado, mas também uma proposta de caminho para ser vivenciado nesta fase.

Abaixo vamos colocar o nome dos estados fazendo relação com as pessoas da equipe que ficaram responsáveis pelo acompanhamento da leitura da produção de cada estado. Percebemos que em alguns estados o processo de construção do texto foi bem coletivo, em outros, entretanto, não. Mais uma vez os estados poderão ampliar coletivamente o olhar sobre a experiência nesta fase.

Orientamos que cada estado escolha 2 educadores(as) como responsáveis por fazer essa síntese final do texto no formato que segue, encontrando a melhor forma de ampliar o diálogo em torno do texto.

A produção de texto dessa nova fase terá como base e material de consulta a descrição já realizada pela Rede no estado. Será qualificada pela estrutura textual que vamos apresentar no roteiro composta por 4 itens relacionados entre si. Aguardamos o retorno dessa nova produção até o dia 31 de agosto de 2010, no e-mail da Secretaria do Talher Nacional.

É importante lembrar também que paralelo/integrado à produção do texto, já está em curso o processo de produção coletiva do vídeo da sistematização que tem o mesmo foco: dar visibilidade à construção do poder popular na Recid. Para tal, estão acontecendo as Oficinas de Comunicação nas macrorregiões (já aconteceram Nordeste e Centro-Oeste; as próximas serão Norte e Sudeste; Sul a marcar). Estas oficinas tem o objetivo de capacitar os(as) educadores(as) que vão colaborar, nos estados, para a produção do vídeo. Em agosto e setembro, a equipe de produção do vídeo visitará 10 estados, ainda a escolher, para registrar imagens e experiências.

Nos despedimos com as palavras do poeta Chico Science: “Um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar”.

Um bom trabalho a todos(as),

Equipe Nacional de Coordenação da Sistematização (CN e TN)

 

Baixe os dois arquivos disponíveis pra download a seguir.

Sistematização, um passo a mais_DOC
Compreendendo o Poder Popular_DOC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 9 =