Metodologia utilizada na Oficina de Comunicação Popular da Recid em Sergipe busca valorizar a produção em vários meios

Radio Comunitária Manguezal na Comunidade de São Conrado em Sergipe.

De 05 a 09 de agosto de 2010, realizamos mobilização comunitária e oficina de Comunicação Popular em Aracaju, a metodologia reunia construção teórica e atividades práticas comunicativas populares dos participantes com 4 comunidades preriféricas da capital, onde captaram impressões visuais, sonoras e textuais de reconhecimento da realidade.

Participaram dessa oficina a ALPV – Aliados Pelo Verso, a CUFA – Central Única de Favelas e a CHAMA – Consenso  Humanitário de Arte e Movimento de Aracaju, contando ainda com a participação do Quintal Cultural de Maceió e a Rádio Cirandeira da RECID. As atividades da oficinas consistiram em produzir um conceito básico de comunicação popular teórico e praticamente, uma vez que após a construção teórica se realizavam atividades práticas interagindo com quatro comunidades periféricas de Aracaju, Porto Dantas, onde ficou sediada a nossa ação, São Conrado, Coqueiral e Pantanal, comunidades onde intervimos com a Rádio Itinerante Manguezal, entre as outras atividades realizadas integramos elementos da fotografia e filmagem, Criação de Zine e Criação de Blog e gravação de som de onde vai sair um cd com 18 músicas.

Vale conferir as atividades no Blog Cultura Sergipana.

Aproveite e veja Também o Blog da Rádio Cirandeira.

Essa experiência foi uma busca de integrar o conhecimento da realidade vivida pela comunidade, ao mesmo tempo que construindo uma memória desse olhar, ouvir, cantar, falar, sentir… em imagem e som.

Como resultado temos vários produtos, Zine, Grafite, Rádio Itinerante Manguezal realizada em três comunidades, com uma agenda de atividades para a continuidade já deliberada pelo coletivo de comunicação popular da oficina, Gravação e coleta de mais de 40 músicas de Rap e a escolha de 18 músicas para o cd, produção do blog, fotografia e vídeo.

Como afirmavam os camaradas da Oficina de Comunicação Popular após ouvirem a palavra de ordem da RECID e resignificando-a cantavam:

Periferia que Ousa RIMAR Constrói o Poder Popular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =