Escola de Educação Popular do Distrito Federal e Entorno

Educadores Populares do Distrito Federal e Entorno vivenciam processo de formação em educação popular.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

 

Escola de Educação Popular Distrito Federal e Entorno

A Escola de Educação Popular é um grande resultado concreto da experiência de formação vivenciada no Distrito Federal, ela começou a ser desenhada na ciranda de educação popular realizada em Canoas (RS), em janeiro de 2010, pelos educadores que participaram desse encontro, depois de muito acúmulo e anseio em multiplicar a experiência aqui no Distrito Federal, os educadores e educadoras da Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno mobilizaram a realização dessa escola, e articularam com vário movimentos que trabalham com educação popular do DF e no Entorno. Nesse sentido começou a ser realizadas várias rodas de conversa para pensar os objetivos e formato da escola, encaminharam seu teria inicialmente espaços de formação (modelo de encontro) organizados em três módulos, formara equipe de articulação, infra-estrutura e metodologia, apontaram objetivos como a criação de um diretório de educação popular dentro do núcleo de extensão da Universidade de Brasília, espaço de troca de experiências e momento de unificar os espaços para fortalecimento da educação popular.

 

Identidade

A experiência de construção coletiva da Escola de Educação Popular do Distrito Federal e Entorno (EEP-DFE) é muito desafiadora e particular, noutros processo de formação do Distrito Federal e Entorno a Rede de Educação Cidadã do Distrito Federal e Entorno (RECID-DFE) tem sido protagonista e convidava os movimentos sociais a participar de sua proposta, dessa vez ao pensar um processo de formação em educação popular optou por ouvir e agregar outras experiências no espaço de construção dessa escola. Tem sido uma experiência muito rica por considerar que a construção coletiva de conhecimento permite dialogar com outros acúmulos vivenciados, é desafiador o exercício da dialogicidade e amorosidade para com outras análises e metodologias.

 

Metodologia

A proposta elaborada pelos movimentos sociais envolvidos no primeiro módulo da escola entende que os módulos de estudo (encontros de três dias, aos fins de semana) são momentos de troca de experiências e aprofundamento teórico da metodologia e que os intermódulos são ponto chave para um processo mais orgânico e conectado com a experiência vivenciada, ou seja, nos organizados geograficamente em cinco núcleos de experiências (Entorno Sul, Samambaia, Águas Lindas, Estrutural e Itapoã/Paranoá) são vivenciadas a metodologia na base, numa perspectiva mais local (educador comprometido/submerso na sua realidade) e nessas rodas de conversa intermódulos respondemos as grandes contradições e limites que ocorrem a partir do desse trabalho. Essa organização proporciona um processo mais descentralizado de atuação da EEP-DFE e o grupo de educadores relaciona-se com as experiências mais gerais (módulo) e com a mais local (intermódulos), obedecendo ao movimento dialético.

 

Relato

O 1º módulo realizado em junho desse ano contou com a assessoria da Guadalupe (RS) em que fizemos um estudo das experiências e práticas da educação popular no DF e Entorno, da história da educação (como e porque surge a educação popular), das diferentes concepções de educação popular, da diferença da educação popular Crítico-Freireana das demais propostas educacionais, aprofundamos às noções de Falas Significativas e Tema Gerador, e Contra Tema. Contamos com a participação de 36 entidades, movimentos, grupo, etc que totalizava 47 pessoas, terminamos esse momento com o comprometimento de que me cada coletivo (total de cinco) fize
sse a pesquisa participante e o estudo das falas significativas e definição de tema gerador nas suas bases, para que no 2º módulo pudéssemos partir para o levantamento de conteúdos e elaboração dos planos de formação para cada experiência. Antes de realizarmos o 2º módulo fizemos várias rodas de conversas intermódulos para uma revisão de conteúdos e unificação de linguagem, para aqueles que não tiveram oportunidade de participar do 1º módulo e se interessaram pela proposta, foram em torno de sete a oito rodas de conversa aténs da realização do 2º módulo. No 2º módulo participaram 54 pessoas e fizemos o aprofundamento dos conceitos de Falas significativas, Tema Gerador e Contra Tema, exercitamos técnicas e observações para o exercício da escuta, estudamos a construção do plano de formação, levantamento de hipóteses e de conteúdos programáticos e podemos compreender o movimento dialético proposto para as atividades de formação (Conhecimento da Realidade, Aprofundamento Teórico e Ação Concreta), ao final do encontro fechamos uma agenda marcando a data das rodas de conversa intermódulos e do 3º módulo desse processo.  

Estamos muito felizes com os resultados e frutos de todo esse processo, é com muita alegria que nós educadores e educadoras da RECID-DFE partilhamos essa experiência com os outros educadores e educadoras dos outros estados.  

 

Povo que ousa sonha, constrói uma Educação Popular!!!  

 

Um grande abraço fraterno a todos e todas!  

Calimério Junior

Educador Popular da Rede de Educação Cidadã do DF e Entorno

Um comentário em “Escola de Educação Popular do Distrito Federal e Entorno

  1. Olá educador@s do DEF,

    Que bacana a partilha de experiência, fantástico!
    O estudo, a reflexão e vivência da metodologia da educação popular possibilita o fortalecimento do trabalho de base, que é um processo protagonizado pela classe trabalhadora, que exige rigorosidade, como: partir da realidade, compreender como sujeito histórico, concepção política (método), diálogo, intencionalidade e organização que é o fazer político, o que nós da Recid estamos pautando como fortalecimento de um projeto popular.

    A Recid em todos os estados tem realizado processos de formação semelhante, não significa coincidência mas significa que estão sendo à luz do nosso Projeto Político Pedagógico. Aqui em Goiás, já realizamos um aprofundamento, também, em etapas sobre metodologia da EP e, agora, no último final de semana, um encontro estadual, sobre projeto de sociedade e poder popular, foi uma excelente discussão. Estavam presentes 60 pessoas de movimentos sociais (participação especial de educadores da Rede DEF- entorno de Brasília, uma aproximação interessantítissa, não só geográfica, mas politica). O objetivo era discutir e aprofundar os projetos em disputa na sociedade brasileira para além da disputa eleitoral, com enfoque para compreensão do que é o poder popular e como fortalecê-lo.

    Precisamos motivar os educador@s para utilizar, melhor, essa ferramenta que o site, instrumento que possibilita a partilha dos processos de formação da RECID.

    Abraços fraternos,
    Ângela Cristina
    Educadora Popular
    (Comissão Naciona l- representando o Centro-Oeste)

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