Educadores populares se encontram para refletir sobre os rumos da Rede de Educação Cidadã

A Coordenação Nacional da Rede de Educação Cidadã (Recid) se encontra de sexta a domingo (6 a 8/02), em Luziânia (GO), com o objetivo de fazer uma reflexão em torno do novo lema mobilizador do governo federal “Brasil, Pátria Educadora” e analisar como esse tema se insere na missão da Recid de formar uma consciência política e cidadã e dar passos significativos para democratizar o poder, o conhecimento, a riqueza e a própria democracia.

Esta reunião foi precedida por cinco encontros macrorregionais, realizados durante o mês de janeiro em Manaus (AM), Recife (PE), Serra (ES) e Luziânia (GO), cidade onde ocorreram dois deles. Cada encontro regional reuniu cerca de 20 educadores que debateram o planejamento da Recid para o próximo período e as ações estratégicas, baseadas nos compromissos assumidos no 12º Encontro Nacional, realizado em dezembro de 2014.

Desde o início do governo Dilma Rousseff, a coordenação da Recid está a cargo da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR). A Recid também colabora com processos de formação para a participação social e cidadania ativa. Por meio do convênio entre SG/Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e o Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp), foi possível contratar 186 educadores populares em todo país. Por meio deles, a Recid realizou entre 2011 e 2014, 9.256 oficinas pedagógicas, chegando em aproximadamente 600 municípios brasileiros, totalizando a participação de cerca de 200 mil pessoas.

A coordenação nacional é composta por educadores populares das cinco macrorregiões brasileiras, por membros da SG-PR e do Camp. Um dos objetivos da Recid é construir uma Política Nacional de Educação Popular, com objetivo de contribuir, fortalecer e articular processos de educação popular emancipatórios, fortalecendo a cidadania e a participação popular na elaboração e implementação de políticas públicas.

Do site: http://www.secretariageral.gov.br/noticias/2015/fevereiro/05-02-2015-educadores-populares-se-encontram-para-refletir-sobre-os-rumos-da-rede-de-educacao-cidada

Um comentário em “Educadores populares se encontram para refletir sobre os rumos da Rede de Educação Cidadã

  1. A consciência politica se estabelece e se mantem através da presença horizontal e sistemática. o trabalho de base carece de todo o aparato digno da vulnerabilidade para o próprio fortalecimento democrático não se pode arredar os ” pés” pois o sistema opressor e burgues esta presente em nossas bases de todas as forma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*