Matar a fome de pão e saciar a sede de Beleza
A fome e a desnutrição no Brasil não são conseqüência apenas da falta de alimentos ou decorrência de problemas naturais. Elas são provocadas, historicamente, por um modelo socioeconômico concentrador, que aprofunda a desigualdade e joga mais de 50 milhões de brasileiros à margem da cidadania.
Desde janeiro de 2003, a fome deixou de ser apenas uma fatalidade ou traço da realidade do nosso país, para se tornar prioridade pública nº 01 e assunto mobilizador da sociedade civil organizada. O Fome Zero tem promovido mudanças na vida de milhões de brasileiros e de brasileiras, primeiro como programa agora como política pública do Governo Federal.
Criada graças à iniciativa do Frei Betto, a Rede de Educação Cidadã tem a missão de realizar processos sistemáticos de sensibilização, mobilização e educação cidadã junto à população brasileira, promovendo a participação ativa e consciente na formulação e controle social nas políticas estruturantes de segurança alimentar e nutricional, incentivadas pelo fome Zero, na superação da miséria, afirmando um projeto popular, democrático e soberano de nação.
Mais de 989 entidades envolvidas no combate à miséria e pobreza e na mobilização para a cidadania da população brasileira estão integradas a esta rede. As ações dos Talheres Estaduais já atingiram mais de 1.174 municípios em 2004.
A Rede de Educação Cidadã, hoje presente em 26 Estados da Federação e no Distrito Federal com os talheres estaduais, microrregionais e municipais, conta com o trabalho e adesão voluntária de mais de 500 educadores populares. Ela se propõe a articular a luta de entidades da sociedade civil que investem no desenvolvimento da economia solidária, na geração de emprego e renda e na defesa de todos os direitos conquistados pela população.
Aspectos que norteiam o trabalho da Rede:
Superação da fome, reforço da auto-estima e conquista de uma política de segurança alimentar e nutricional a partir da organização popular e da inclusão do tema na agenda pública em todos os níveis;
Construção de alternativas que ajudem as famílias a encontrarem as portas de saída aos programas de transferência de renda e capacitação dos/as cidadãos/ãs para o controle social dos gastos públicos.
A Rede de Educação Cidadã trabalha a partir de três linhas de ação:
1)Consolidação da Rede de Educação Cidadã
2)Democratização do acesso e controle social das políticas estruturantes de superação das situações de miséria e fome
3)Formação de Educadores/as populares e agentes multiplicadores/as
Respeitando a autonomia do diversificado trabalho de educação popular nas regiões brasileiras, a missão da Rede se realiza na medida em que as famílias, que até hoje se encontram na insegurança alimentar e nutricional, constroem coletivamente caminhos capazes de apontar a saída das situações de dependência para autonomia social, econômica e cultural. Matar a fome de pão e saciar a sede de beleza são compromissos deste trabalho.
Quer fazer contato com a gente? Clique AQUI
Quer fazer parte da rede virtual, se registrar no portal e ter acesso à intranet? Clique AQUI