Cooperativa apoiada pelo Talher-MT cria renda para as famílias de Mato Grosso

Imagema experiência que surgiu a partir do trabalho do Talher-MT foi a Cooperativa Coorimbatá que conta, atualmente, com 38 cooperados, a maioria composta por pescadores e artesãos com baixo nível de escolaridade.
A cooperativa, graças ao trabalho do Talher-MT, recebeu partocínio da Petrobrás para o Projeto Rede de Colaboração Solidária. O Talher-MT em parceria com a Universidade Popular Comunitária (UPC) já estão identificando novos cooperados. A meta é chegar a 200 pessoas participando ativamente.

O objetivo geral deste projeto é otimizar e ampliar uma infra-estrutura rural e agro-industrial de cultivo e processamento a partir da utilização das estruturas de empresas regionais, associações e de cooperativas de produtores de Mato Grosso.

Nos primeiros meses, o projeto atendeu diretamente 50 famílias da comunidade quilombola de Mata Cavalo, situada em Nossa Senhora do Livramento-MT. Estas famílias estão envolvidas diretamente em processos produtivos de processamento de pescado e de frutas. Como resultado do Projeto Rede de Colaboração Solidária, a cooperativa deve alcançar um faturamento bruto anual na ordem de dois milhões de reais, valor dez vezes superior ao estimado para o ano de 2004, gerando uma receita mensal por família de R$ 600,00.

As famílias da região cultivam abacaxi, banana e mandioca em cinco módulos comunitários de três hectares cada. As frutas produzidas no quilombo e em outras pequenas propriedades rurais da região estão sendo processadas em uma fábrica adquirida pela Coorimbatá. Os cooperados produzem banana frita e doces de frutas. Os produtos passam a ter comercialização assegurada pela rede de supermercado Modelo, maior rede de supermercados de Mato Grosso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 8 =