Encontro Regional do Talher Nordeste reúne 70 educadores em Caruaru (PE)

De 13 a 17 de dezembro, cerca de 70 educadores dos nove estados nordestinos estarão reunidos, em Caruaru (PE), no II Encontro de Formação e Articulação da Rede de Educação Cidadã (Recid)/Talher Nordeste.

O II Encontro da Região Nordeste faz parte das atividades de formação sistemática de educadores numa perspectiva de discutir o direito universal à segurança alimentar e nutricional, ou seja, os caminhos de superação da fome.  O objetivo é fazer com que esses educadores sejam multiplicadores desse processo de mobilização social das famílias em situação de pobreza, buscando saciar a fome não só de pão, mas de acesso aos direitos, à cultura, à cidadania.

O evento contará com a presença do assessor especial do Presidente da República na área de Mobilização Social, Selvino Heck, nos dias 13 e 14 (terça e quarta-feira).

Programação – Durante o encontro os educadores participarão de oficinas metodológicas sobre educação popular, sistematização de experiências, gestão de recursos públicos, trabalho em rede, análise de conjuntura e mística.  Será realizado um estudo sobre a história da formação da pobreza no Nordeste e as contribuições da Recid na construção de um projeto de nação soberana.

No terceiro dia de encontro, os participantes poderão vivenciar ações práticas de mobilização social a partir dos relatos de experiências desenvolvidas com famílias quilombolas, indígenas, assentadas, catadores, moradores dos grandes centros urbanos, mulheres e moradores da região do semi-árido.

O encontro regional é ainda uma oportunidade para promover entre os estados uma reflexão sobre o trabalho da Rede de Educação Cidadã e planejar as atividades para o ano/2006.
Cerca de 540 educadores voluntários participam do Talher Nordeste, desenvolvendo processos de educação cidadã em 300 núcleos com 7.500 famílias.

Talher no Brasil –  A Rede de Educação Cidad㠖 Talher Nacional é um dos braços do Programa Fome Zero que têm com eixos fundamentais: o acesso aos alimentos, o fortalecimento da agricultura familiar, a promoção de processos de geração de trabalho e renda, a mobilização e educação cidadã.

Trata-se de uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares que buscam realizar processos contínuos de motivação, formação, educação cidadã e organização das famílias em situação de pobreza, priorizando, inicialmente, àquelas beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família. A intenção é ajudar a essas famílias para que se organizem, saibam exigir seus direitos e também encontrem formas de trabalho e geração de renda.

A Rede Talher está presente em 1.174 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. O trabalho de formação é realizado por 100 educadores populares (contratados por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social) e mais de 1 mil educadores voluntários, vindos de entidades da sociedade civil.

Serviço:
II Encontro Regional Nordeste – Rede de Educação Cidadã/Talher
Data: De 13 a 17 de dezembro
Local: Seminário Nossa Senhora das Graças, Caruaru-PE
Contato: (81) 8707-2333 (Reginaldo Xavier, coordenador da Rede Nordeste, em PE)

Fonte: Nita Queiroz Assessora de Imprensa – Setor de Mobilização Social da Predidência
Tel: (61) 3411-2897
e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =