Abertas as inscrições para o FME – Nova Iguaçu

O Fórum Mundial de Educação – Nova Iguaçu, que se realiza de 23 a 26 de Março, amplia e continua a experiência iniciada em 2004, em São Paulo, quando um primeiro FME Temático foi dedicado a debater e provocar construções políticas rumo a “ uma educação cidadã para uma cidade educadora”.

Era a primeira grande jornada após a opção do FME pela descentralização dos seus eventos mundiais, com a realização de fóruns temáticos e regionais, e sua transformação em movimento comprometido com a construção de uma Plataforma Mundial pela Educação.

Em 2004, o desafio de “tornar a cidade um espaço intencionalmente educativo ”, em qualquer lugar do mundo, passou a constar das contribuições do FME para essa plataforma, como assinala o
documento final do evento de São Paulo.

Os debates sobre a necessidade de se desmercantilizar a educação e garantir sua natureza pública resultaram em uma série de recomendações, como a de trazer para o currículo e para a escola o conhecimento e as experiências da cidade, do campo e de suas comunidades, e de se reconhecer que a concepção de escola pública, popular e cidadã é parte da construção de uma cidade educadora.

Esse debate continua, agora, em Nova Iguaçu. A centralidade temática é a mesma: uma educação que busque garantir os direitos sociais para todos os seres humanos, por meio de “projetos político-pedagógicos de caráter emancipatório dos diversos espaços educativos, formais, não formais e informais ” , conforme a ementa geral do evento.

Mas a organização temática do FME – Nova Iguaçu procura dar ênfase à preocupação em superar as relações perversas que se interpõem no caminho da Cidade Educadora. O pressuposto é que, sem respeitar as diversidades étnico-racial, cultural e de gênero, tal projeto não se concretizará. E não é possível pensar em alternativas sem que se debatam as reais causas da desigualdade econômica e a luta para sua reversão. O FME – Nova Iguaçu propõe a Cidadã Educadora como um objetivo a ser alcançado, e a implementação de políticas públicas “estruturantes” como forma de pavimentar o caminho. Para debater essas preocupações e provocar avanços, foram definidos três grandes eixos temáticos:

1 – Educação, Cultura e Diversidade;
2 – Ética e Cidadania em tempos de exclusão ;
3 – Estado e Sociedade na Construção de Políticas Públicas.

A Cidade Educadora, uma expressão que sugere naturalmente a idéia de uma grande escola a céu aberto, onde tudo – dos espaços aos modos de gestão – pode revelar sua vocação educativa, está no horizonte do FME-NI . Mas para constituí-la é imprescindível “uma base educacional que permita, provoque e determine a promoção e a efetivação da cidadania” .

Abertas as inscrições para o FME – Nova Iguaçu

A participação terá valores diferenciados por categorias de inscritos e descontos para evitar a correria da última hora

Educadores, estudantes, ativistas de organizações e movimentos sociais já podem fazer suas inscrições para o Fórum Mundial de Educação Temático de Nova Iguaçu – RJ , mesmo antes de definir o tipo de participação ou atividade que desenvolverão no evento, programado para 23 a 26 de Março de 2006.

Com isso, as pessoas interessadas em participar já poderão receber informes e acompanhar os preparativos do fórum, e aguardar as orientações da Secretaria Executiva sobre prazos e alternativas para inscrição de atividades.

O evento dará continuidade ao debate internacional sobre A Educação Cidadã para uma Cidade Educadora, iniciado em São Paulo, em 2004. Pessoas, escolas e entidades inscritas serão informadas, já na próxima semana, sobre a arquitetura temática do evento para programar atividades e intervenções dentro de qualquer dos três eixos escolhidos para a programação deste ano:

1 – Educação, Cultura e Diversidade
2 – Ética e Cidadania em tempos de exclusão
3 – Estado e Sociedade na Construção de Políticas Públicas

Inscrições por categorias

Os valores para a inscrição individual foram definidos por categorias de participantes, conforme a tabela abaixo e quem evitar a correria do cadastramento em cima da hora terá direito a valores diferenciados em relação a taxa cobrada durante o evento.

Professores da educação básica, sejam da rede pública ou privada, pagam um valor menor em relação a outros inscritos, à exceção de estudantes, educadores populares e funcionários administrativos das escolas, que terão a taxa ainda mais reduzida.

Todas as categorias de participantes devem estar atentas aos prazos, porque as diferenças de valores serão gradualmente reduzidas, à medida que o evento se aproxima. Os prazos foram divididos mês a mês, a partir de 30/12.

Grupos organizados por entidades também poderão contar com preços diferenciados. Mas neste caso, deverão entrar em contato com a Secretaria Executiva do FME-NI para acordar o valor mais adequado a cada situação.

Confira os valores e datas no quadro abaixo e faça já sua inscrição.

Professores Educação Básica:
rede pública e privada
Até 30/12  Até 30/01  Até 28/02  No local 
R$ 20,00 R$ 25,00  R$ 25,00  R$ 30,00 

Participantes
Até 30/12  Até 30/01  Até 28/02  No local 
R$ 50,00  R$ 55,00  R$ 60,00  R$ 70,00 

Estudantes, educadores populares,
funcionários administrativos de escolas

Até 30/12  Até 30/01  Até 28/02  No local 
R$ 15,00  R$ 15,00  R$ 20,00  R$ 20,00 

Grupos: associações de moradores, ONGs,
sindicatos, escolas, DCEs, etc.
Até 30/12  Até 30/01  Até 28/02  No local 
Valores podem ser negociados

Memória do FME

A proposta de um Fórum Mundial de Educação nasceu em janeiro de 2001, dentro de um grande encontro de educadores (o Fórum Paulo Freire) realizado no interior da primeira edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Em outubro daquele ano, acontecia o primeiro FME, com o tema “Educação na era da globalização”, e mais tarde uma segunda edição, conjunta com o III FSM, em janeiro de 2003, com o tema “Educação e transformação”.

De lá pra cá, a proposta nascida com o sonho altermundista concretizou-se em eventos mundiais, ampliou-se com a realização de encontros regionais ou internacionais temáticos, transformou-se em um grande movimento mundial pelo direito à educação, mas sempre manteve os vínculos e a interação com o processo que lhe deu origem: a afirmação de que um outro mundo é possível.

Na mesma perspectiva do Fórum Social Mundial, o Fórum Mundial de Educação sustenta-se em dois pilares básicos: a construção de uma alternativa ao projeto neoliberal e o pluralismo de idéias, métodos e concepções. É um espaço plural, não confessional, não-governamental e não partidário, verdadeiramente mundial.

O FME – Nova Iguaçu é a segunda edição de um fórum internacional temático iniciado em São Paulo, em 2004, dedicado a debater, construir diretrizes e aprofundar reflexões sobre “Uma educação cidadã para uma cidade educadora”. Mas prosseguem as edições anuais do FME cada vez mais sincronizadas com o calendário do Fórum Social Mundial.

Assim como o FME policêntrico em Caracas e Bamako se articula com o FSM policêntrico 2006, o FME de 2007 ocorrerá na África, conjuntamente com o VII FSM. Para integrar desde já essa construção, acompanhar o grande movimento por um outro mundo possível, conhecer suas agendas, notícias e participar de seus eventos pel
o planeta, visite o site institucional do Fórum Social Mundial.

Informações: www.forummundialeducacao.org

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