Educadores populares planejam nucleação de famílias em Mato Grosso

Cerca de 50 pessoas participam do II Encontro Estadual do Talher-MT até o próximo domingo. Entre representantes de comunidades indígenas, quilombolas, assentados, catadores de material reciclável, pequenos agricultores, lideranças das periferias de Cuiabá e dos municípios do interior.

Brasília, 09 de fevereiro – O II Encontro de Formação do Talher do Mato Grosso, que começou na quarta-feira (08/02), segue até domingo (12/02) no Asbemat Moinhos Clube. Cerca de 50 pessoas participam do evento, entre representantes de comunidades indígenas, quilombolas, assentados, catadores de material reciclável, pequenos agricultores, lideranças das periferias de Cuiabá e dos municípios do interior. O objetivo é capacitar esses cidadãos para que atuem como educadores populares e incentivem em suas comunidades o trabalho de mobilização das famílias em busca da inclusão social.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela realização do painel “Análise de Conjuntura a partir dos Biomas do Cerrado, do Pantanal Mato-Grossense, Áreas Indígenas e Quilombolas”. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar idéias sobre as diferentes realidades da população que reside nessas áreas.

Para esta quinta-feira (09/02), a programação traz um estudo sobre a vida e obra do sociólogo Florestan Fernandes e a apresentação do filme Por um Mundo sem Fome, de Josué de Castro. Na sexta-feira (10/02), será realizado estudo aprofundado sobre o trabalho da Rede de Educação Cidadã, com a presença de Selvino Heck, assessor especial de Mobilização Social do Presidente da República. No sábado (11/02), serão realizadas oficinas metodológicas sobre o Método de Educação Paulo Freire, psicodrama e gestão de projetos.

Rede no Brasil – Coordenada pela Assessoria Especial de Mobilização Social do Presidente da República, a Rede de Educação Cidad㠖 Talher Nacional (www.recid.org.br) é um dos braços do Programa Fome Zero que têm com eixos fundamentais: o acesso aos alimentos, o fortalecimento da agricultura familiar, a promoção de processos de geração de trabalho e renda, a mobilização e educação cidadã.

Trata-se de uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares que buscam realizar processos contínuos de motivação, formação, educação cidadã e organização das famílias em situação de pobreza, priorizando, inicialmente, àquelas beneficiadas pelo Programa Bolsa-Família. A intenção é ajudar a essas famílias para que se organizem, saibam exigir seus direitos e também encontrem formas de trabalho e geração de renda.

A Rede Talher está presente em 1.174 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. O trabalho de formação é realizado de forma voluntária por 500 educadores populares. No Mato Grosso, a rede já atinge 62 municípios.

Serviço:
II Encontro de Formação de Educadores Populares do Talher do Mato Grosso
Data: de 08 a 12/02/2006
Local: Asbemat Moinhos Clube (antiga Estrada do Moinho), Cuiabá/MT

Informações sobre o Encontro:
Cleofa Marlisa (equipe Talher Mato Grosso) – (65) 9621-3421

Assessoria Especial de Mobilização Social do Presidente da República
Nita Queiroz (Assessora de Imprensa)
Tel: (61) 3411-2897
e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =