Programa Escolas-Irmãs ganha reforço e já atinge 55 mil alunos

Atualmente, 67 instituições de ensino fazem parte do Programa Escolas-Irmãs. São 36 parcerias entre escolas do Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí e até de Cistella, na Espanha.

Brasília, 10 de fevereiro – O ano de 2006 teve início com muitas novidades para o Programa Escolas-Irmãs. Uma parceira de peso começou a se formar. A Fundação Vale do Rio Doce demonstrou interesse em participar do programa. Num primeiro momento, serão distribuídas cartilhas do Escolas-Irmãs para as instituições de ensino atendidas pela Vale. O segundo passo será o planejamento de ações para firmar as parcerias.
 
Dando continuidade às reuniões com os sindicatos das escolas particulares, a coordenação do Programa Escolas-Irmãs visitou os Sinepes dos estados do Pará, Goiânia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As quatro entidades abraçaram a causa e se comprometeram em contribuir com a divulgação do programa entre as escolas filiadas.
 
Outra boa notícia é a veiculação de um especial sobre o Programa Escolas-Irmãs na série “Um Salto para o Futuro”, da TV Educativa, Rio de Janeiro. O programa, que vai ao ar dia 06/05, integra as comemorações dos 15 anos da emissora.
 
Mais parcerias – Atualmente, 67 instituições de ensino fazem parte do Programa Escolas-Irmãs. São 36 parcerias entre escolas do Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Piauí e até de Cistella, na Espanha. Além dessas, outras instituições aderiram ao programa e aguardam uma parceira.
 
O intercâmbio cultural entre as escolas já envolve mais de 55 mil alunos dos ensinos fundamental e médio. São estudantes que têm a oportunidade de descobrir costumes, ambientes, vivências e manifestações culturais diferentes.

Participam do programa instituições com perfis diversos: públicas, privadas, comunitárias, indígenas, quilombolas, de ensino especial e localizadas em acampamentos ou assentamentos rurais.
Entre as escolas-irmãs não há relação de assistencialismo, mas de troca. Todos têm a oportunidade de aprender e ensinar, de mostrar experiências, descobrir diferenças e reconhecer as semelhanças.

 Um depoimento

“A Unidade Penha do Colégio da Polícia Militar (São Paulo) apresentou interesse em participar do Programa Escolas – Irmãs e escolheu como sua parceira, a Escola Municipal Antônio José de Souza (Senhor do Bonfim – Bahia), que também se interessou pela parceria. A escolha dessa escola foi com o objetivo de trocar informações culturais”.

A sala que ficou responsável, na Unidade Penha, foi a do Integral (Ensino Médio – 1a série).  Na escola parceira as salas responsáveis foram: Fundamental I e Projeto Telecurso 2000.

As primeiras cartas foram enviadas pelos alunos do Colégio da Polícia Militar (Unidade Penha). Os dois lados, então, iniciaram correspondência trocando informações sobre: atividades realizadas na escola e fora da escola (rotina), transportes utilizados para chegar à escola, perspectiva de mercado de trabalho, características regionais, freqüência do aluno à escola.

A primeira correspondência foi enviada na primeira semana de setembro. Houve trocas de cartas em outubro e início de novembro, quando as atividades foram interrompidas devido o término de aula.
Também participaram desta troca, as diretoras, ordenadoras e professores de ambas as escolas e a psicóloga da Unidade Penha.

A experiência foi enriquecedora, pois as escolas se conheceram (por cartas, e-mail e fotos) e tiveram a oportunidade de estabelecer trocas culturais, desenvolver a redação, o contato social, o respeito ao outro e à diversidade. Agora, em fevereiro de 2006 iremos estabelecer metas para a continuidade da parceria.”
 
Psicóloga Lêda Pasqua Andreassa Nasser, coordenadora da Seção de Orientação Psicológica do Colégio da Polícia Militar da Penha, de São Paulo/SP.

Mais informações
 
Assessoria Especial de Mobilização Social do Presidente da República
Programa Escolas-Irmãs
tel: (61) 3411- 2403/2182
fax: (61) 3226-9385
e-mail: [email protected]
site: www.brasil.gov.br/escolasirmas
 
Endereço para correspondência:
Assessoria Especial do Presidente da República/Mobilização Social
Programa Escolas-Irmãs
Palácio do Planalto, Anexo II A, sala 214
cep: 70.150-900, Brasília-DF.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =