I Fórum de Capacitação das Comunidades COEP no Semi-Árido

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP estará realizando o I Fórum de Capacitação das Comunidades COEP no Semi-Árido, entre os dias 13 a 18 de fevereiro, em Moreno, em Pernambuco.

O evento objetiva promover um momento de capacitação e reflexão para agricultores participantes de projetos executados pelo COEP no semi-árido nordestino. Serão tratados temas relacionados às tecnologias sociais utilizadas, organização e fortalecimento comunitários, valores como participação e solidariedade. O Fórum constitui ainda, um momento de trocas de experiências entre comunidades envolvidas nos projetos há mais tempo e outras que recém se integram, fortalecendo assim, os laços entre elas e criando a possibilidade de que se estabeleça uma ação em rede.

A cerimônia de abertura contará com a presença do Ilustríssimo Senhor Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e de presidentes e representantes das organizações parceiras do Projeto, além de convidados e equipe técnica.

O projeto conta com o apoio da Chesf, CNPq, Coppe/UFRJ, Eletrobrás, Embrapa, Furnas, Finep e GESAC/Ministérios das Comunicações. O evento é realizado pelo COEP em parceria com o convênio entre o IBRAES e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Assessoria Especial de Mobilização Social da Presidência da República.

O COEP
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) foi criado, em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a partir do Movimento Nacional pela Ética na Política. Atua como uma rede nacional de articulação e mobilização social, composta por cerca de 850 entidades públicas e privada, distribuída em 27 comitês estaduais e seis municipais, incentivando e articulando iniciativas em benefício da população excluída. Essa grande capilaridade do Comitê amplia sua atuação e seu poder de mobilização. Entre as ações implementadas no âmbito do COEP destacam-se programas de desenvolvimento local, projetos de geração de trabalho e renda; iniciativas de educação e capacitação profissional e projetos voltados para jovens e crianças.

O Projeto Algodão
Em meados de 2000, o COEP, tendo como parceiros a Embrapa, Chesf, Finep, CNPq e Coppe/UFRJ, iniciou a implantação do Projeto “Algodão: Tecnologia e Cidadania”, a partir de uma experiência piloto no município de Juarez Távora, com famílias de pequenos agricultores. O projeto visa gerar renda e desenvolvimento a partir da organização comunitária, utilizando como meio a revitalização do cultivo do algodão no âmbito da agricultura familiar.

Em 2002, o projeto foi expandido para novas sete comunidades em cinco estados do semi-árido nordestino. Dois anos depois, novas interfaces de trabalho foram implantadas, como a criação de ovinos e caprinos, captação e reserva de água em cisternas, inclusão digital com a instalação de telecentros comunitários, entre outras. Atualmente, são também parceiros da ação a Eletrobrás, Furnas e o Programa GESAC do Ministério das Comunicações.

Em 2005, iniciando pela interface geração de renda através da produção do algodão e organização comunitária, foi iniciada uma nova expansão do projeto. Até o fim de 2006 outras 22 comunidades em municípios ao redor das originais se integrarão ao projeto constituindo pólos de produção e desenvolvimento.

O Projeto Mamona
Seguindo a mesma lógica adotada no Projeto Algodão, o COEP em parceria com a Embrapa e Eletrobrás implantaram em Anísio de Abreu, no sertão do Piauí, um projeto piloto de produção e descaroçamento de mamona, também no âmbito da agricultura familiar. A estratégia é transferir tecnologias apropriadas para o cultivo e disponibilizar equipamento para o descaroçamento da baga. A partir da parceria com o Programa Gesac, está em implantação na comunidade de Cacimba, um telecentro comunitário. Outras três comunidades estão se integrando ao projeto e novas parcerias estão sendo estabelecidas para que se alcance no futuro a transformação da mamona em óleo e mais adiante em biodiesel.

Assessoria de Comunicação COEP Nacional:
Aline Freire
Tel.: (21) 2528-4381 / 9392-6362
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =