Educadores Populares realizam encontro em Sergipe

O talher Sergipe, realizou  de 10 a 12 de fevereiro, a primeira fase do Encontro Estadual de Educadores Populares. O evento, sediado em Aracaju, reuniu mais de  50 pessoas, a maioria participou do encontro pela primeira  vez.

Os objetivos propostos foram animar o trabalho de base e a formação de educadores populares, discutir o projeto democrático e popular para o Brasil e em Sergipe e aprofundar a discussão sobre os rumos e o futuro da Rede de Educação.

No primeiro dia, foi exposto ao grupo análise de conjuntura abordando a evolução política e dos movimentos sociais em Sergipe. Também foram realizadas oficinas com as temáticas análises de conjuntura, mística, sistematização, gestão de entidades, trabalhos em rede, gênero e raça.

Memória das lutas de João Mulungu
À noite dos lutadores trouxe a memória de João Mulungu, escravo nascido em Laranjeiras, Sergipe, que foi responsável por formar vários quilombos. Fugitivo por muitos anos, Mulungu foi preso em Divina Pastora, levado a Aracaju e humilhado em praça pública.

“O encontro serviu para mostrar aos educadores/as o funcionamento da rede e para contastar que é
preciso que as atividades do rede sejam mais divulgadas”, afirmou, Edvangel Farias, 18 anos, um dos  participantes.

Durante o  encontro foi formada uma equipe de sistematização, com objetivo de resgatar a história da Rede em Sergipe. Devido ao interesse dos participantes, a coordenação  deixou a oficina de educação popular para a segunda fase do encontro que será realizado em março.

José Valmir Santos – Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 7 =