Políticas de gênero e renda são temas do 1º programa de TV Ponto a Ponto de 2006

O primeiro programa Ponto a Ponto de 2006 da série que trata da Educação Cidadã e Mobilização Social, que a Rede de Educação Cidadã/Talher Nacional produz em parceria com a Rede BB Fome Zero, será dia 10 de março, sexta-feira, das 16h15 às 18h, horário de Brasília-DF, e vai apresentar um panorama geral das políticas de gênero e discutir a geração de renda entre mulheres em condições de vulnerabilidade social.

Para esquentar o debate, estarão nos estúdios da TV BB, a sub-secretaria adjunta da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Maria Laura Sales Pinheiro, o secretário-executivo da Comissão Justiça e Paz, da CNBB, Daniel Seidel e um representante do Ministério do Trabalho e Emprego. Além dos dois debatedores, será apresentada também a experiência de um grupo de mulheres que produz artesanato de Samambaia-DF para falar sobre as dificuldades de geração de renda e de construção de portas de saída do Bolsa Família.

Daniel Seidel apresentará os resultados da pesquisa recém concluída no mestrado da UNB que resultou no livro: Políticas Sociais e Relações de Gênero, na cartilha Mulheres, Cultura e Cidadania e no vídeo Bolsa Escola e Renda Minha: Direitos ou favor? A representante da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres dará um panorama geral das políticas públicas de gênero no âmbito do Governo Federal.

Esta série de programas sobre Educação Cidadã e Mobilização Social teve início em 2005 e já aprofundou temas como Mobilização Social, Erradicação da Fome no Brasil, Fundamentos da Educação Popular, entre outros. A média de participação, em cada programa, é de 120 perguntas oriundas das diferentes regiões brasileiras.

O objetivo desta série de programas de TV é interligar toda a Rede de educadores estaduais, ao vivo, por meio da discussão de assuntos importantes para a mobilização social e educação cidadã no Brasil. Também utilizaremos este canal de comunicação para diminuir a distância entre as ações governamentais e as bases sociais.

Toda produção dos programas é de responsabilidade da área de comunicação do Talher Nacional, ligado ao Gabinete de Mobilização Social da Presidência da República. O Banco do Brasil oferece a estrutura do programa TV Ponto a Ponto, além de cerca de 2.500 pontos no Brasil onde é possível acessar o programa da TV corporativa.

O programa é realizado no estúdio da TVBB, no mesmo edifício onde fica o Centro Cultural do Banco do Brasil. As pessoas participam com perguntas, por fone: 61 – 3310-7319, ou fax: 61 – 3310-7314.

Agenda 2006:

Data:10 de março
Tema: Mulher, trabalho e Geração de Renda
Debatedoras: Maria Laura Sales Pinheiro (Secretaria de Políticas para as Mulheres), Daniel Seidel (Comissão Justiça e Paz, da CNBB) e…
Horário: 16h15 às 18h

Data:10 de abril
Tema: A formação do Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro)
Debatedores: a definir
Horário: 16h15 às 18h

Data: 15 de maio
Tema: A formação social do Brasil (Florestan Fernandes)
Debatedores: a definir
Horário: 16h15 às 18h

Data: 12 de junho
Tema: A formação econômica do Brasil (Celso Furtado)
Debatedores: a definir
Horário: 16h15 às 18h

2º semestre

Data: Agosto (data ainda a ser definida)
Tema: Metas do Milênio – A ser organizado pela Dires do Banco do Brasil
Debatedores: a definir
Horário: 16h15 às 18h

Data: 18 de setembro
Tema: Raízes da Fome no Brasil (Josué de Castro)
Debatedores: a definir
Horário: 16h15 às 18h

Data: Outubro – a definir
Tema: Educação Popular, pedagogia da libertação
Debatedores: a definir
Horário: 16h15 às 18h

Data: 20 de novembro
Tema: Valores militantes a serviço da Serviço da Vida
Debatedores: Ademar Bogo e Leonardo Boff
Horário: 16h15 às 18h

_______________
Mais informações: Talher Nacional – Falar com Willian Bonfim – Fone: (61) 3411-3899 – Fax: (61) 3310-9511 – E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =